Educação Após paralisação dos professores, aulas voltam ao normal na rede estadual Docentes estão em estado de greve desde o último dia 13 e cruzaram os braços nessa quarta e quinta-feira

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 27/03/2015 11:54 Atualizado em: 27/03/2015 12:04

Terceira assembleia da categoria acontece na tarde desta sexta-feira. Foto: Sintepe/Divulgação (Sintepe/Divulgação)
Terceira assembleia da categoria acontece na tarde desta sexta-feira. Foto: Sintepe/Divulgação
Depois de dois dias de paralisação dos professores, as aulas na rede estadual de ensino voltou ao normal nesta sexta-feira (27). A Secretaria de Educação de Pernambuco informou que as escolas da rede estão funcionando normalmente e haverá aula normal em todas as unidades. O órgão também garantiu que "não haverá prejuízo para o calendário escolar para os estudantes da rede. As aulas destes dois dias serão repostas".

Na tarde desta sexta, os professores se reúnem na terceira assembleia geral, às 14h no Teatro Bia Vista. A categoria pode deflagrar greve.

Protesto

A adesão à paralisação dos professores da rede estadual de ensino chegou a 80%, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Em resposta aos números divulgados pela categoria, a Secretaria Estadual de Educação informou que 40% das escolas (421) da rede não paralisaram suas atividades; 35% (365) tiveram funcionamento parcial e 25% (259) pararam totalmente, levando em consideração as aulas do turno da manhã da quarta-feira (25).

Nessa quarta-feira, no primeiro dia da paralisação, a categoria se concentrou em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista. Os professores estão em estado de greve desde o último dia 13 por não entrar em acordo com o estado. O governo estadual encaminhou à Alepe um projeto de lei que reajusta em 13,01% apenas o salário dos professores com nível médio, o antigo magistério.

Os profissionais com ensino superior receberiam um ajuste de 0,89%, para igualar os salários da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, porém, argumenta que esta medida desregula o plano de cargos e carreira e pede o reajuste de 13,01% para todos.

Negociação
Nessa segunda-feira (23), houve reunião de negociação entre a Secretaria de Administração de Pernambuco e professores. O encontro terminou sem acordo. Uma nova rodada de negociação foi marcada para a próxima segunda-feira (30), às 16h, na sede da Secretaria de Administração de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria Estadual de Administração, "um acordo foi firmado para selar a continuidade do processo de discussão sobre o reajuste salarial dos professores com licenciatura e a garantia do piso nacional de salários definidos pelo Ministério da Educação (MEC) retroativo a janeiro de 2015". Na reunião, os secretários de Administração, Milton Coelho, e de Educação, Fred Amâncio, estiveram com uma comissão de seis representantes do sindicato.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL