Violência Homicídios aumentam 29,7% durante a folia Ao todo, 83 pessoas foram assassinadas no estado entre a 0h da sexta-feira e a meia-noite da quarta-feira de cinzas, superando índice do carnaval de 2014

Publicado em: 20/02/2015 07:34 Atualizado em: 20/02/2015 08:36

O carnaval pernambucano teve saldo negativo no quesito violência, segundo balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS). Neste ano houve aumento de 29,7% no número de assassinatos entre a 0h da sexta-feira e a meia-noite da quarta-feira de cinzas. No total, 83 pessoas foram mortas, enquanto em 2014 foram 64. No Recife, houve aumento de 80% nos assassinatos.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que os números refletem uma tendência de crescimento no volume de homicídios registrada desde novembro de 2014. Admitiu ainda falhas e a necessidade de correções. “É um processo de ajuste para que se volte a reduzir o crime. Precisamos aperfeiçoar o conjunto como um todo: prevenção, ação policial e julgamento dos processos”, disse.

Segundo o balanço, nas proximidades dos polos oficiais de folia só houre registro de uma morte neste ano. O crime aconteceu na segunda-feira de carnaval, no terminal de ônibus de Dois Unidos. A motivação seria uma rixa por tráfico de drogas.

Dos 18 casos contabilizados no Recife, 17 tiveram as motivações já identificadas pela polícia. Carvalho pontuou que sete delas estão relacionadas a conflitos entre pessoas próximas.

O Juizado do Folião registrou 18 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Oito deles resultaram em multa de R$ 1,9 mil e seis em prestação de serviço comunitário.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL