Meio Ambiente Itep e Jardim Botânico firmam parceria pela preservação da Mata Atlântica

Publicado em: 06/01/2015 22:43 Atualizado em:

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e o Jardim Botânico vão firmar parceria, nesta quinta-feira (8), em prol da preservação de espécies nativas da Mata Atlântica. O acordo é para que os órgãos recebam as plantas coletadas nas áreas que serão inundadas para a construção das barragens que integram o Sistema de Contenção de Enchentes e Prevenção aos Efeitos da Seca do Estado de Pernambuco.

Durante a cerimônia, será aberta uma exposição com as espécies coletadas pelos profissionais do Itep nas áreas onde estão sendo construídas as Barragens Serro Azul, em Palmares, Gatos, em Lagoa dos Gatos, e Panelas II, em Cupira. De acordo com a bióloga Katarina Pinheiro, do Itep, o objetivo do projeto é evitar a perda das espécies existentes nas regiões. O material botânico é coletado durante expedições e passa por identificação e beneficiamento no Laboratório de Ecologia e Biodiversidade. Algumas plantas colhidas, como bromélias e orquídeas, estão sendo transportadas para o Jardim Botânico e integram a exposição. As sementes serão destinadas à produção de mudas no Viveiro Florestal do Itep, no distrito de Vista Alegre, para posterior reflorestamento em áreas próximas às barragens.

O acordo de cooperação será assinado entre a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, Cida Pedrosa, e o presidente do Itep, Frederico Montenegro. Além deles, o diretor executivo-comercial do instituto, Ivan Dornelas, e técnicos do instituto estarão presentes na abertura da mostra, que contará com mais de 40 plantas entre orquídeas e bromélias, a exemplo da gravatá e da abacaxi. As próximas expedições para coleta de plantas serão realizadas em Barra de Guabiraba, onde está sendo construída a Barragem Barra de Guabiraba, e Igarapeba, onde será instalada a Barragem Igarapeba.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL