Congresso em Natal

Saneamento para municípios é alvo de debate em encontro

Publicado em: 18/06/2019 21:09 | Atualizado em: 18/06/2019 21:15

O deputado Fernando Monteiro falou sobre seu projeto de garantir saneamento para municípios. Foto: Divulgação
No 30° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental promovido nesta terça-feira (18) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em Natal, no Rio Grande do Norte, Pernambuco contou sua experiência de avanços a partir da parceria público-privada no saneamento. No evento, o deputado federal Fernando Monteiro (PP/PE) detalhou o projeto de sua autoria (PL 3189/2019), que continua em tramitação na Câmara, que tem o objetivo de garantir aos municípios uma maior segurança nos serviços de saneamento, água e esgoto. 

Em reunião com a diretoria da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), o parlamentar pontuou a necessidade de se estabelecer critérios para viabilizar investimentos no setor também nos pequenos municípios. Durante o encontro, Fernando Monteiro conversou sobre os avanços e urgências para o setor também com o presidente da Abes, Roberval Tavares de Souza, e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Aesbe, Roberto Tavares.

No Nordeste, segundo a assessoria do deputado, uma a cada cinco pessoas não são abastecidas com água tratada. Mais de 27% dos pernambucanos não possuem coleta de esgoto. “Precisamos mudar esta realidade. É uma demanda urgente da sociedade e responsabilidade de todos nós”, ressaltou Fernando Monteiro. 

Pela manhã, também no congresso em Natal, o governador Paulo Câmara (PSB) mostrou como o estado pretende passar de 21% da cobertura atual para atingir a meta de 90% de esgotamento sanitário. “No Brasil, falta uma visão de longo prazo, as medidas são imediatistas e não se olha onde quer chegar. O saneamento e todo o sistema que engloba atividades como essa precisam ter o planejamento adequado e seguir uma estratégia para o futuro. O estado não vai fazer sozinho. Precisa ter a união dos atores dessa área”,  alertou o socialista.

O congresso da Abes, que nesta edição aborda o tema “Saneamento Ambiental: como tratar igual os desiguais”, está sendo realizado juntamente com a 12ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes) e ocorre até esta quarta-feira (19).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL