Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Política

Reconhecimento

Jaboatão dos Guararapes recebe prêmio da ONU

Publicado em: 24/06/2019 10:01 | Atualizado em: 24/06/2019 10:04

Foto: Jaboatão/Divulgação

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu, nesta segunda-feira (24), o prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) de Reconhecimento Internacional de Excelência em Gestão Pública. A cidade de Jaboatão foi a única representante do Brasil no Fórum das Nações Unidas para os Serviços Públicos em 2019. Foi escolhida por implantar o melhor projeto do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico”. O evento acontece em Baku, capital da República do Azerbaijão, no Leste Europeu.

A Prefeitura de Jaboatão teve o reconhecimento da ONU pelas ações realizadas através do Programa de Coleta Seletiva, que foram aplicadas há dois anos e meio. Devido ao projeto, Jaboatão é o primeiro município de Pernambuco receber o prêmio, desde que o Fórum das Nações da ONU foi criado, em 2003.

O prefeito Anderson Ferreira disse ser uma honra estar representando, não só Jaboatão, mas todo o Brasil no Fórum. “É uma premiação que nos deixa orgulhosos. Nossa satisfação é ver que os catadores de resíduos sólidos do Programa Coleta Seletiva agora estão vivendo de forma digna e alcançando conquistas através do trabalho. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. É importante que outras cidades também implantem esse projeto, tanto para proporcionar uma melhor condição para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, como para proteger o meio ambiente”, salientou.

O gestor explicou que o projeto foi possível porque a atual gestão jaboatonense incluiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Plano Plurianual (PPA) do município, tendo como meta erradicar a pobreza. “Oferecemos capacitação e estrutura necessária para que os catadores realizem as atividades com mais eficiência. Também cadastramos estes profissionais e eles agora têm casa própria, renda, estão com os filhos nas escolas”, destacou Anderson Ferreira.

A premiação aconteceu no dia da abertura do evento internacional, que conta com a participação de 450 representantes de todo o mundo, no Heydar Aliyev Center. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, e o secretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, entregaram o prêmio.

O Fórum das Nações Unidas segue até a próxima quarta-feira (26). Jaboatão também participará, nessa terça-feira (25), do workshop organizado pelo Setor de Inovação do Serviço Público da Divisão de Instituições Pública e Governo Digital da ONU (UNDESA). Na ocasião, o tema é a “Entrega Inclusiva e Equalitária de Serviços de Forma a Não Deixar Ninguém para trás”. No Heydar Aliyev Center, Jaboatão tem um estande onde é apresentado um vídeo com imagens dos pontos turísticos e há distribuição de cartilhas em inglês sobre o município.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Maria, mãe de um povo ferido
Confira a estreia do programa In set
Educação humanizadora e não violência nas escolas
João e os 50 anos de colunismo social
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco