ELEIÇÕES 2018

Compromissos com a segurança

Fórum Popular de Segurança Pública de Pernambuco realizou nessa quinta-feira a entrega de propostas da área para candidatos a governador

Publicado em: 28/09/2018 08:53 | Atualizado em: 28/09/2018 09:05

Candidatos e representantes receberam as propostas. Foto: Peu Ricardo/DP
O Fórum Popular de Segurança Pública de Pernambuco realizou ontem um ato de entrega de propostas da área obtidas por meio de participação popular na 1ª Conferência Popular de Segurança Pública a candidatos a governador, a vice e representantes deles. A agenda aconteceu na sede do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), na Boa Vista.

Os organizadores relataram que o início do fórum se deu em março de 2017, quando, segundo eles, a violência estava crescente no estado. Para Tales Messias, do Movimento Pernambuco de Paz, “a falta de diálogo com o governo no período foi motivador para a criação do grupo com contato constante com a sociedade civil”. 

O candidato Maurício Rands (PROS) destacou que seu compromisso com a área de segurança pública é “para a vida toda” . “Promessa é fácil de fazer. Precisamos de alternativas para colocar Pernambuco no rumo certo, e é justamente por isso que vou criar um fundo de inteligência policial, incentivando políticas que previnam a violência”, destacou o candidato do PROS. 

A candidata do PSol, Dani Portela, disse que “os pernambucanos não podem perder a esperança”. “O que se vê hoje nos presídios é que a juventude negra está presa. Precisamos mudar esse panorama. Existe a PM que mais mata e mais morre porque o modelo está errado. Por isso, vou fazer uma política de enfrentamento e diálogo”, pontuou a postulante psolista. 

Luciana Santos (PCdoB), candidata a vice de Paulo Câmara, afirmou que há uma inspiração no modelo do Pacto pela Vida e que houve redução de 33% dos crimes violentos desde o início do programa, ainda no governo Eduardo Campos. Para a comunista, “a política antidrogas está atrasada no Brasil”.

O coordenador da campanha de Armando Monteiro (PTB), Mário Ricardo, prefeito de Igarassu, criticou o atual panorama vigente na segurança pública de Pernambuco. “Tenho certeza que Armando fará a mudança e vai ler com bastante cuidado essa propostas que vocês sugerem. É preciso valorizar os policiais e investir em inteligência, algo precário no nosso estado”, disse. 

Jair Pedro (PSTU), vice na chapa de Simone Fontana, destacou que a mudança começa com uma rebelião popular. “Precisamos nos inspirar até na Revolução Francesa. Igualdade, liberdade e fraternidade não existem hoje no país, e é necessário que tenhamos”. Ele ainda defendeu a criação de mais empregos para reduzir a violência, classificando isso como algo “fundamental”. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL