Opinião

Raimundo Carrero: A vitória da arte sobre a corrupção. E nem era eleição

Raimundo Carrero é escritor e jornalista

Publicado em: 19/02/2018 07:10

Foi bonito, muito bonito. Mais ainda: foi consagrador. A arte dos carnavalescos nas escolas de samba derrotou a corrupção e os maus políticos.  Porque  é preciso distinguir. A corrupção é praticada por alguns políticos, mas não pelos políticos. Existem, sim, os bons políticos, os grandes políticos, os líderes. Porque há uma espécie de gente que vê corrupção em todos os políticos, aliás, na classe política. Não é bem assim. Sem os políticos não teremos democracia, mas apenas ditadores que, em geral, são também corruptos. Temos muitos honestos, sérios, corretos – à esquerda ou à direita.

Mas o que interessa aqui é a arte. A grande arte com seu cortejo de belezas e maravilhas. Nosso  povo sabe que somente a arte evita a violência e a desonestidade, e aplaudiu, com o maior entusiasmo, as escolas de samba no Rio em seu desfile de encantamento protestando, batendo forte naqueles que roubam nossa saúde e nossa educação. Claro que as escolas de samba também têm seus defeitos. Não há santidade ali. No entanto, os carnavalescos são geniais. Digo à minha mulher, Marilena de Castro, todos os carnavais: “Esses caras são gênios.” E nunca tive dúvida disso. Paulo Barros, por exemplo, tem minha particular admiração. Perco o fôlego, todo ano, com suas criações. E, é claro, perco o sono também.

O povo entrou na avenida com sua principal arma: a capacidade criadora. Não era uma eleição: mas derrotou Temer com sua arrogância paulista, transformada em reformas contestáveis, uma delas destinada a agradar o poder econômico. Quando banqueiros e empresários começam a elogiar uma reforma trabalhista fico de orelha em pé. Não por menos, Getúlio suicidou-se, Quadros renunciou, Goulart e Dilma perderam o poder. Parece haver uma lei secreta: façam reformas mas não para trabalhadores.

Por isso, a arte é cada vez mais necessária. Através do belo e do maravilhoso desmascara e derrota. Foi o recado certeiro para Temer, o vampiro. Deixe nosso sangue em paz. Com um agravante, o sangue das crianças. Muitas crianças foram sacrificadas por causa do entrevero da droga e da irresponsabilidade. Muito tiroteio pode ser evitado com um bom trabalho de inteligência. E inteligência é arte e sensibilidade. Correr atrás de bandido atirando não é correto. Consultem os bons militares e eles vão optar pela inteligência. Ou pela arte. Um bom artista soluciona muitos conflitos do mundo. Sem sangue, e com amor.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL