Encontro Prefeitos pernambucanos pedem melhorias para a situação financeira dos municípios A reunião aconteceu em Brasília e foi promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)

Por: Leonardo Malafaia - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/10/2017 21:34 Atualizado em:

O grupo quer pressionar o governo federal para obter um aporte financeiro até o fim do ano, época de pagamento do 13° salário. Foto: CNM/Divulgação
O grupo quer pressionar o governo federal para obter um aporte financeiro até o fim do ano, época de pagamento do 13° salário. Foto: CNM/Divulgação
Em uma nova investida, uma comitiva de prefeitos pernambucanos, integrantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e capitaneados pela CNM (Confederação Nacional dos Partidos), estiveram nesta terça-feira (18) em Brasília para pleitear junto à bancada federal do estado melhorias para a situação financeira dos municípios frente à queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a “iminente dificuldade em fechar as contas”.

Na reunião, que contou com a presença de aproximadamente 100 gestores pernambucanos, promovida pelo presidente da Amupe, José Patriota (PSB), estiveram presentes 18 parlamentares. Durante o encontro, Patriota apresentou dois documentos aos legisladores para que fossem assinados: no primeiro deles, uma carta aberta à presidência, o grupo pleiteia uma audiência com o presidente Temer e os prefeitos brasileiros. Já no segundo, a entidade cobra o comprometimento dos parlamentares em aprovar a pauta municipalista, elaborada pela CNM. “São projetos prontos para votar, só precisa da decisão dos deputados, de uma pressão para ser colocado na ordem do dia”, disse Patriota.

Na prática, o grupo municipalista nacional quer pressionar o Governo Federal, por meio dos senadores e deputados federais, para obter um aporte financeiro, de caráter emergencial, até o final do ano, quando são pagos os 13º salários dos servidores, além de outras obrigações; além disso, o grupo almeja a aprovação da pauta proposta. No início do mês, gestores municipais de todo o Brasil realizaram uma mobilização com o objetivo de expor a “difícil situação dos municípios”.

À época o movimento seria recebido pelo Presidente Michel Temer (PMDB), que cancelou a agenda e repassou o compromisso para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Após esse primeiro encontro, os pleitos foram convertidos em ofício e a demanda foi direcionada aos Ministérios competentes. De acordo com Patriota, em novembro, uma nova marcha, “com prefeitos de todo o país”, seguirá para Brasília a fim de reforçar o cumprimento do compromisso assumido pela presidência e Ministérios.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL