ELEIÇÃO Mais de 200 mil eleitores de três cidades da RMR ainda não realizaram o recadastramento biométrico Deixar de recadastrar as digitais pode acarretar na perda do título de eleitor

Por: Luiz Felipe Silvestre - Política

Publicado em: 14/08/2017 18:26 Atualizado em: 14/08/2017 21:07

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início ao reforço à Caravana da Biometria em três municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR): Camaragibe, nas 127ª e 138ª Zonas Eleitorais; em São Lourenço da Mata, na 13ª ZE e no Cabo de Santo Agostinho, nas 15ª e 121ª ZE. No total, são 38 municípios passando pelo processo de recadastramento, que, caso não seja realizado, acarretará no cancelamento do título de eleitor. Também impossibilitará a renovação de passaportes, a matrícula em instituições públicas, a realização de empréstimos em bancos públicos e a tomada de posse de cargos públicos.

Identificar o eleitor através de suas digitais evita fraudes na hora do voto, por essa razão, a Comissão de Biometria do TRE-PE (órgão responsável por comandar a Caravana) encoraja os cidadãos à recadastrarem suas digitais o quanto antes. O agendamento deve ser solicitado pela internet, através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar- agendamento). Após o segundo turno das eleições 2016, quem perdeu a revisão nas demais 73 cidades do estado e na ilha de Fernando de Noronha poderá ser atendido também, já que tais municípios já contam com a identificação digital.

Em Camaragibe, de 121.608 pessoas do eleitorado a terem suas digitais revisadas, só 33.516 o fizeram, o que significa apenas 27,52% do total. Ainda em agosto, 8.000 vagas estão disponíveis para agendamento nas Centrais de Atendimento e no Posto Biométrico do município. Em São Lourenço da Mata, apenas 20.795 do total de 79.339 eleitores recadastraram suas digitais. o número equivale a apenas 26,29%. No Cabo de Santo Agostinho, foram 35.300 cidadãos atendidos, uma porcentagem de 21,83% do total de 162.214 pessoas que ainda precisam realizar o recadastramento. Para essas cidades existem 4.000 vagas disponíveis esse mês.

As cidades que participarão deste ciclo da Caravana da Biometria são Barra de Guabiraba, Belém de São Francisco, Bodocó, Buenos Aires, Cabo de Santo Agostinho, Calçado, Calumbi, Camaragibe, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Exu, Flores, Frei Miguelinho, Gameleira, Granito, Itacuruba, Lagoa do Carro, Machados, Mirandiba, Pombos, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Surubim, Tracunhaém, Triunfo, Tuparetama, Verdejante, Vertente do Lério e Xexéu.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL