Debate Parlamentares debatem sobre Pernambuco durante abertura de congresso da Amupe O governador Paulo Câmara e o ministro das cidades, Bruno Araújo, estiveram presentes na solenidade que marcou começo do 4º Congresso Pernambucano de Municípios

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/07/2017 18:38 Atualizado em:

Parlamentares pernambucanos compareceram à solenidade de abertura do 4º Congresso Pernambucano de Municípios que contou com a presença de importantes figuras políticas nacionais como o ministro das cidades, Bruno Araújo (PSDB) e o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB). Durante o evento, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), foram debatidos temas relacionados à saúde, segurança e educação sob o tema A Cidade Que Precisamos. O encontro aconteceu nesta terça-feira no Centro de Convenções, em Olinda, e segue até a quinta-feira com programações abertas para o público.

Paulo Câmara mencionou que a situação atual do país não facilita a gestão dos governantes, mas que Pernambuco, apesar das adversidades, tem avançado. Nosso estado foi o que mais sofreu com a crise financeira que teve início ainda em 2015 no quesito empregabilidade, disse, completando que ainda não é possível definir o saldo de 2017. Apesar da nossa situação após as enchentes, Pernambuco vem se sobressaindo quando o assunto são as medidas tomadas pela atual gestão nos cuidados e na reestruturação urbana após as chuvas, completou. No geral, o governador fez um balanço positivo de seu governo. 

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, comparou o cenário de inadimplência que se encontrava o ministério que lidera há um ano atrás afirmando que atualmente a realidade é outra. O parlamentar citou Pernambuco como sendo um estado agraciado com medidas como o Cartão Reforma e o surgimento de novos empregos e a boa movimentação de renda. Agora fizemos algo que seria complicado ter feito há um certo tempo, liberamos uma verba para Pernambuco reparar os danos causados pelas chuvas que atingiram, principalmente, o interior do estado, disse. 

José Patriota (PSB), presidente da Amupe, fez questão de mencionar que as personalidades presentes, mesmo tendo distinções políticas, se uniram em prol do crescimento dos municípios pernambucanos. Em seu discurso, o líder agradeceu a presença dos prefeitos que assistiam a solenidade e após sua fala, lembrou que a política municipalista não tem autonomia financeira e por tal razão depende das esferas superiores. Estamos sempre precisando de ajuda do Estado e da União para conseguirmos governar nossas cidades, o que os líderes fizeram aqui foi um balanço do que foi feito em favor do nosso estado, pontuou. 

O evento contou ainda com as assinaturas do Memorando de Entendimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) com a ONU-HABITAT e do Termo de Cooperação Técnica com Seplag/Instituto de Gestão Eduardo Campos. O público presente também assistiu a uma homenagem do maestro Spok ao mestre Luiz Gonzaga. O congresso segue até 27 de julho com palestras, oficinas e debates voltados aos gestores políticos. O destaque fica por conta do lançamento do Plano Safra 2017/ 2020, às 9h do último dia, com a presença de Rodrigo Almeida, delegado Federal do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco (MDA-PE). 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL