Opinião Gustavo Caldas: Os 20 anos do EndoRecife Gustavo Caldas é endocrinologista, presidente do congresso

Publicado em: 20/06/2017 07:39 Atualizado em:

Este ano o EndoRecife completa 20 anos. Esse é um marco a celebrar, por ser um evento do mais alto nível científico, que acontece, initerruptamente, por todo esse tempo e com fôlego para muito mais. É uma realização da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional Pernambuco, com apoio da nossa sociedade nacional, que enxerga no congresso um modelo pioneiro a ser seguido. Com um expressivo número de participantes, o encontro ajuda a movimentar a economia no destino.

Se imaginarmos os números em 20 anos deste evento, foram mais de 60 palestrantes internacionais das diversas áreas da endocrinologia, mais de 400 mesas-redondas e conferências, mais de mil palestrantes locais e nacionais, e a presença de quase 20 mil participantes, muitos deles, à época, doutorandos de medicina e médicos residentes, que hoje continuam, como profissionais, frequentando o congresso. São números que impressionam, fruto de um trabalho árduo de todas as diretorias ao longo dessas duas décadas, mas sempre prazeroso para nossos colegas.

A grade da programação científica sempre foi montada para trazer atualizações nas diversas áreas da endocrinologia, metabologia e diabetes, de modo a contemplar os profissionais envolvidos no atendimento multidisciplinar destas especialidades. O EndoRecife acontece no intervalo de grandes congressos de endocrinologia nos Estados Unidos, na América Latina e na Europa. Por isso, mantem-se atualizado, contando com os mais recentes estudos e pesquisas globais.

Durante o encontro, a sessão de pôsteres é comentada pelos experts das diversas áreas, um estímulo a mais para os que têm produção científica, assegurando a indexação desses trabalhos aos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia.

Este ano teremos vários diferenciais. Logo no início das atividades, haverá um curso pré-congresso sobre a Endocrinologia e a Medicina do Esporte, que certamente será um sucesso e servirá para nortear ações e procedimentos de médicos especialistas, educadores físicos e nutricionistas na orientação, principalmente, às pessoas que querem melhorar o rendimento nas atividades físicas sem riscos à saúde.

Teremos, ainda, conferências em parceria com a Endocrine Society, principal sociedade médica norte-americana na área de endocrinologia, e com a Federação Latino-Americana de Endocrinologia, reforçando a internacionalização do encontro.

Os 20 anos do EndoRecife representam o fortalecimento da sociedade médica, mas também de toda a sociedade civil, que conta com profissionais atualizados para fazer um atendimento clínico em endocrinologia reconhecidamente entre os melhores do Brasil.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL