Declaração Diante das fortes chuvas, presidente da Amupe afirma que houve descuido do governo José Patriota afirmou que eventos como o que ocorreu no fim de semana são previsíveis e que barragens poderiam ter amenizado a situação

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/05/2017 22:01 Atualizado em:

Depois das fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco no último fim de semana, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), afirmou que houve uma "desatenção" por parte do governo federal devido ao não repasse de recursos para a conclusão das quatro barragens que poderiam amenizar os estragos causados pelas enchentes. Atualmente, faltam R$ 383 milhões para o fim das obras, que estão paralisadas.

"Houve um certo descuido na medida em que o próprio governo deveria ter monitorado a situação. Sabia-se das necessidades técnicas. Pode passar cinco, dez anos, mas (as enchentes) vêm. É um evento previsível pelo histórico", afirmou, destacando que a preocupação com as barragens se perdeu "no meio de tantas prioridades".

José Patriota também afirmou que, durante a divulgação dos balanços do impacto das chuvas, é possível ver a importância das barragens. "Você vê que de cinco (previstas), apenas uma está pronta (Serro Azul), e que ela teve um papel estratégico. Vamos ver se isso serve de lição (para a conclusão das demais".

Questionado se o descuido seria exclusivamente do governo federal ou também estadual, Patriota afirmou não ter certeza. "Só quem falou foi o governo estadual, jogando a bola para o federal. Não vi o governo federal rebatendo. Quem tem o dinheiro é o responsabilizado, e sabe-se que essa é uma intervenção mais federal, mesmo que a execução e operacionalidade seja feita pelo estadual. Fica essa dúvida".

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL