Derby Atos em favor de Dilma no Recife no Dia do Trabalho CUT vai aproveitar o domingo para realizar um ato pelas ruas da capital. Já a Força Sindical diz que não há o que comemorar

Por: Tércio Amaral

Publicado em: 01/05/2016 08:50 Atualizado em: 01/05/2016 08:55

Em tempos de crise política, o Dia do Trabalho será comemorado de formas distintas em Pernambuco. Hoje, as principais entidades sindicais, que tradicionalmente faziam comemorações, deverão marcar posição em relação ao possível afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza uma passeata contra o impeachment da petista entre a Praça do Derby, no Centro, onde estão os integrantes do Acampamento Popular em Defesa da Democracia, e a Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Já a representação da Força Sindical no estado não fará qualquer manifestação contra ou a favor e declara que isso também é uma forma de protestar.

A tese do grupo, que é ligado nacionalmente ao deputado Paulinho da Força (Solidariedade), defensor do impeachment, é que nem Dilma nem o vice Michel Temer (PMDB) são boas opções, e não há “nada para comemorar”. 

A manifestação da CUT terá concentração às 9h, com saída prevista às 10h30 na Avenida Conde da Boa Vista. O ato, segundo a organização, não é partidário. Porém, políticos pernambucanos que votaram contra o impeachment de Dilma na Câmara devem participardo ato. O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, destacou que a passeata vai criticar os “deputados golpistas”, além do vice-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ambos do PMDB, e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-SP). Segundo ele, esses são os “articuladores” e maiores interessados no “golpe”. 

O diretor da Força Sindical em Pernambuco, Severino Pessoa, no entanto, argumenta que a entidade vai na “contramão” de qualquer lembrança ao Dia do Trabalhador. Ele disse que não existem motivos para comemoração e que a entidade defende novas eleições presidenciais.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL