Diario Opinião: o açúcar e a cultura brasileira "Para o brasileiro, o açúcar é um símbolo nacional. O açúcar traz, sem dúvida, um valor patrimonial"

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/12/2015 07:16 Atualizado em:

Por Raul Lody
Antropólogo

O idioma que se fala e a comida que se come formam a base da identidade e do pertencimento de uma pessoa a uma cultura, a uma história e a um território.
Sem dúvida, do açúcar, que vem da cana sacarina, nascem as preferências gastronômicas do brasileiro, que se identifica com o sabor doce.

O açúcar passa a fazer parte da formação do povo brasileiro como nação, e como sociedade, a partir de uma verdadeira “Civilização do Açúcar”. E esta civilização integrou-se ao cotidiano formando os nossos hábitos alimentares. O prazer do brasileiro pelo sabor doce traz a tradição e a criação unidas em milhares de receitas espalhadas pelo país, pois os doces estão presentes em todas as regiões, e isto confirma a intimidade do brasileiro com o açúcar.  

O brasileiro reconhece o açúcar como um dos símbolos da sua singularidade, e suas receitas trazem saberes e sabores que vêm de toda a parte: da Europa, especialmente Portugal; do continente africano; das Américas; e do Oriente. Assim, com estes diferentes povos, chegaram ingredientes e técnicas culinárias associadas também ao açúcar. Assim a nossa “cozinha” torna-se uma das mais ricas do mundo.  
   
O sentimento e o sabor doce acompanham a trajetória da vida do brasileiro, e marcam o tempo das festas nas casas e nas ruas.
Aliás, quem pode entender um aniversário sem bolo; uma festa junina sem pamonha de milho; o Natal sem rabanadas. Todos são preparos doces, doces agregados aos valores culturais e afetivos. Doces para serem compartilhados no convívio com amigos e familiares, onde o sentimento de doçura constrói também novas relações sociais. Há o consenso de que o doce é um preparo especial, e por isso ele deve ser bonito, colorido, e ter além do sabor um resultado estético.

No século 21, passa a ser crescente no mundo a valorização patrimonial da culinária, pois cada comida é uma representação humana, seja individual ou coletiva, e que é capaz de identificar uma civilização, uma etnia, um povo, uma sociedade, uma cultura, um território.

A Unesco orienta que os sistemas alimentares que representam as formas de viver de povos e culturas devem ser preservados e salvaguardados com respeito a sua integridade, como aconteceu no México, e nos países do Mediterrâneo que foram reconhecidos como Patrimônios da Humanidade.

Para o brasileiro, o açúcar é um símbolo nacional. O açúcar traz, sem dúvida, um valor patrimonial que promove e fortalece a afetividade e os elos sociais, pois cada vez que se usa o açúcar tem-se uma intenção, o desejo de consumo. O brasileiro se encontra e se reencontra no doce, no açúcar.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL