Diario de Pernambuco
Busca
Posicionamento Rede analisa pedir representação contra Delcídio no Conselho de Ética Ação, no entanto, pode ser tardia ou inócua, já que presidente do Senado analisa pedido referente ao decoro parlamentar

Por: Agência Estado

Publicado em: 26/11/2015 15:44 Atualizado em:

O único representante da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP) afirmou que só deve trazer um posicionamento sobre uma representação no Conselho de Ética contra o senador Delcídio Amaral (PT-MS) na próxima semana. "A Rede vai consultar os membros de sua executiva neste final de semana e deve anunciar uma posição na terça ou na quarta-feira."

Apesar de apontar tendência pela representação, pedindo que o Conselho de Ética abra processo contra o senador que foi detido na manhã desta quarta-feira, a ação da Rede pode ser tardia ou inócua. Há pouco, o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), cobrou do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que envie diretamente ao Conselho de Ética, por meio da Mesa Diretora, um pedido referente ao decoro parlamentar. O pedido, que já está pronto, aguarda apenas a assinatura de Calheiros, que não marcou data para agir.

Com posicionamento declarado como independente, era esperado que a Rede furasse o acordo selado entre PSDB, DEM e Renan e assinasse a representação no nome do partido. Caso Calheiros seja mais rápido, a decisão de Randolfe perderá o objetivo.

Randolfe foi um dos senadores que, na tarde de ontem, protocolou no Superior Tribunal Federal (STF) mandado de segurança que pedia que a votação no Senado sobre a manutenção ou revogação da prisão de Delcídio Amaral fosse aberta. A resposta encaminhada pelo ministro do Supremo, Edson Fachin, favorável ao pedido do senador, teria influenciado os demais a concordar que a votação não fosse secreta.

A Rede também colocou, com o PSOL, representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL