Saúde

UPAE Mustardinha amplia a oferta de práticas como acupuntura, meditação e yoga

No Recife, a unidade é a primeira do tipo a contar com a oferta de Práticas Integrativas e Complementares para usuários do SUS

Publicado em: 29/04/2024 11:12 | Atualizado em: 29/04/2024 11:17

Diferente das UPAs 24h, que têm foco em atendimentos de urgência e cirurgias de pequeno porte, as UPAEs são voltadas para as consultas com especialistas, dando suporte à atenção primária dos municípios. (Foto: Edson Holanda/PCR)
Diferente das UPAs 24h, que têm foco em atendimentos de urgência e cirurgias de pequeno porte, as UPAEs são voltadas para as consultas com especialistas, dando suporte à atenção primária dos municípios. (Foto: Edson Holanda/PCR)
 
Inaugurada em novembro de 2023, a Unidade Pública de Atenção Especializada Dr. Cyro de Andrade Lima (UPAE Mustardinha), localizada na Zona Oeste do Recife, tem ampliado o acesso de forma integral e gratuita à diversas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), recursos terapêuticos alternativos que auxiliam na prevenção de doenças e na recuperação da saúde.

Pacientes da rede municipal e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), podem agendar sessões em diversas práticas integrativas complementares como acupuntura, auriculoterapia, sessão de yoga, meditação e grupo terapêutico, voltado para pacientes que finalizaram o tratamento psicológico, além da consulta de acolhimento. Atualmente, a unidade vinculada à Secretaria de Saúde do Recife tem capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 500 sessões de Práticas Integrativas. 

"Sabemos que essa abordagem do cuidado integral ao paciente, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade, é muito importante. Essas condutas terapêuticas não substituem o tratamento tradicional, mas têm grande potencial de atuação e são fundamentais nessa visão ampliada do processo saúde/doença e autocuidado, levando sempre em conta os aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais das pessoas" comenta a instrutora das Práticas Integrativas da UPAE Mustardinha, Larissa Marciano. 

Para ter acesso às práticas integrativas, o paciente deve ser encaminhado por um serviço de Atenção Primária para uma consulta de acolhimento, que definirá quais as opções para o usuário. 

Pessoas já atendidas na UPAE Mustardinha por outras especialidades também podem ser encaminhadas para o acolhimento, caso a necessidade seja avaliada pelo profissional.

Diferente das UPAs 24h, que têm foco em atendimentos de urgência e cirurgias de pequeno porte, as UPAEs são voltadas para as consultas com especialistas, dando suporte à atenção primária dos municípios, e trabalhando na prevenção de doenças, buscando combater a evolução das enfermidades.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL