Homenagem Prefeitura celebra centenário de Pelópidas Silveira em evento com autoridades Amanhã (16) será a inauguração do busto do homenageado no Centro do Recife

Por: Cláudia Ferreira - Esp. para o Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/04/2015 21:57 Atualizado em:

Em comemoração aos 100 anos de nascimento do ex-prefeito do Recife Pelópidas Silveira (1915-2008), a Prefeitura ofereceu um coquetel na noite desta quarta-feira (15), no Forte das Cinco Pontas, área central da cidade. Entre os convidados estavam o vice-governador, Raul Henry (PMDB), a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), ex-prefeitos do Recife, entre eles Gustavo Krause, secretários de governo e familiares e amigos do homenageado. A cerimônia foi organizada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, destinado ao planejamento urbano da cidade.

A solenidade teve início com a exibição de dois filmes de curta metragem. O primeiro, em 16 milímetros, foi realizado em 1956 pelo cineasta Firmo Neto, pioneiro no cinema sonoro em Pernambuco, e registrou as muitas realizações do primeiro ano de mandato de Pelópidas. Em seguida, um documentário trouxe depoimentos de familiares, colegas e amigos do ex-prefeito. Afitrião da noite, o prefeito Geraldo Julio (PSB) falou da importância de recordar Pelópidas Silveira. “Ele ensinou muita coisa que é válida para hoje: a escuta popular, a sintonia com o povo, o fortalecimento dos movimentos populares, as preocupações urbanas que ele sempre teve. Ele pensava a cidade do futuro”, destacou.

Representando o Legislativo estadual, Raquel Lyra alertou que muitas gerações de políticos foram inspiradas por Pelópidas Silveira. “Ele inspirou essa safra de políticas que está aqui hoje, foi a pessoa que celebrou a democracia junto com Jarbas [Vasconcelos], com [Miguel] Arraes, com Fernando Lyra e serve de inspiração para os políticos de hoje”, comentou a deputada estadual.

Após a exibição dos curtas, Hebe Silveira, uma das filhas do homenageado, subiu ao palco. “Nosso pai nunca teve idade, era atemporal”, ressaltou Hebe, cujo discurso estava de acordo com o do vice-governador, Raul Henry. “Era considerado a única unanimidade do Estado, inclusive por seus opositores. pelópidas nunca misturou o embate de ideias com um embate entre pessoas”, elogiou Henry.

A gestão de Pelópidas foi marcada pelo desenvolvimento social e urbano do Recife. Entre algumas de suas intervenções estão as construções, alargamentos e pavimentações de ruas e avenidas, como Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Beberibe e da Rua Dom Bosco; reforma da Praça da Independência; instalação do serviço de ônibus elétrico; incentivo à construção de casas populares; construção de galerias, canais e pontes; construção de parques, praças e jardins, que tem no Sítio Trindade uma referência das suas ações.

Prefeito da cidade por três vezes, o urbanismo foi um traço de grande relevância da sua passagem à frente do Executivo municipal. Mas o incentivo à criação de associações de bairro e à democratização da participação popular por meio das audiências públicas também são parte importante de seu legado.

Mais tributos

Nesta quinta-feira, às 8h30, um evento com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), vai inaugurar um busto em homenagem ao centenário de Pelópidas Silveira, no Centro do Recife. Confeccionada em concreto pelo escultor José Roberto, a peça será instalada na descida da Ponte Duarte Coelho, na esquina com a Rua da Aurora, em frente ao Recife Plaza Hotel. A área fica na entrada da Conde da Boa Vista, via que foi alargada por Pelópidas.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL