Adeus Corpo de Manoel Santos será cremado hoje no Cemitério Morada da Paz Parlamentar morreu domingo, em decorrência de complicações de um câncer de esôfago

Publicado em: 21/04/2015 08:27 Atualizado em: 21/04/2015 08:34

Manoel Santos estava internado em São Paulo. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Manoel Santos estava internado em São Paulo. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O deputado estadual Manoel Santos (PT) foi velado durante todo o dia de ontem em duas cerimônias realizadas na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parlamentar faleceu no último domingo, em decorrência de complicações de um câncer de esôfago, em São Paulo. O corpo de Manoel permanecerá na Assembleia até as 9h de hoje. De lá, seguirá para o Cemitério Morada da Paz, onde será cremado. Após a cerimônia, os restos mortais do petista serão levados a Serra Talhada, no Sertão, sua terra natal.

O corpo do ex-agricultor chegou à Fetape por volta das 15h, onde era aguardado por amigos, familiares, políticos e pessoas ligadas à principal causa defendida por Manoel: a agricultura familiar. “Foi um homem de uma trajetória singular, que trabalhou toda a sua vida em defesa do povo do campo”, ponderou o presidente da Fetape, Doriel Barros. “Era alguém que negociava tudo, com muita firmeza, mas nunca um princípio. Uma referência que dificilmente será preenchida”, completou Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Por volta das 16h30, um cortejo deixou a sede da Fetape, na Rua Gervásio Pires, em direção à Assembleia. Lá, além das pessoas mais próximas, aliados e adversários políticos foram prestar sua última homenagem ao deputado petista. “Lamentável que a Casa de Joaquim Nabuco ficou menor, não em número, mas em qualidade. Vai deixar um vazio muito grande, sobretudo porque era uma pessoa com uma visão voltada para os menos favorecidos”, argumentou o deputado Augusto César (PTB), conterrâneo de Manoel.

Durante a noite, o governador Paulo Câmara (PSB) também esteve na Assembleia para prestar condolências aos familiares. “Pernambuco perde um grande quadro, um deputado atuante, que dedicou sua vida aos trabalhadores. Para mim, como governador, sua partida é motivo de pesar”, resumiu o socialista. Em Serra Talhada, as cinzas de Manoel deverão ser espalhadas na comunidade do Laranjo, onde nasceu e passou parte de sua juventude.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL