Divisão Relator da comissão especial da reforma política propõe fatiamento da PEC

Por: Agência Câmara Notícias

Publicado em: 19/03/2015 11:10 Atualizado em: 19/03/2015 11:35

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
O relator da comissão especial da reforma política (PECs 344/13, 352/13 e outras), deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), defendeu há pouco o desmembramento da PEC 352/13 em três PECs: uma que trate de financiamento de campanha e sistema eleitoral; outra que aborde reeleição, mandato de cinco anos, voto facultativo e coincidência de mandato; e uma terceira PEC que estabeleça a proibição de coligações, proporcionais, federaçao partidária, regras para o marketing eleitoral e cláusulas de desempenho.

"Não sou relator de mim mesmo, vou relatar aquilo que os membros definirem", explicou Castro.

O relator explicou que na terça-feira, a proposta do fatiamento da PEC será votada pelos membros da comissão. Caso seja aprovado, o relator irá apresentar três pareceres sobre a reforma política.

O deputado Marcos Pestana (PSDB-MG) defendeu um outro fatiamento da PEC: uma que discuta especificamente financiamento de campanha e outro que trate de sistema eleitoral.

Na manhã de hoje, os integrantes do colegiado discutem temas como marketing eleitoral, coligações proporcionais, cláusula de desempenho e federação partidária.

A comissão de reforma política aprovou há pouco requerimentos solicitando audiências públicas que tratem do tema. Entre os convidados para os debates, que serão realizados nas próximas semanas, estão o vice-presidente da República, Michel Temer; os cientistas políticos Antônio Lavareda, Emir Sader, Jairo Nicolau e Fabiano dos Santos e os presidentes nacionais dos partidos políticos.

A reunião prossegue no plenário 9.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL