CONTINENTE ASIÁTICO
Bangladesh tem um novo líder interino
A dissolução parlamentar prevê eleições no prazo de três meses, com o governo provisório administrado temporariamente pelo economista indicado
Publicado em: 06/08/2024 18:42
Economista Muhammad Yunus ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2006 (foto: REHMAN ASAD / AFP) |
Nesta terça-feira, após a renúncia e a fuga do país da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, o presidente do país asiático, Mohammed Shahabuddin, dissolveu o parlamento e nomeou o economista Muhammad Yunus, Nobel da Paz de 2006, como líder interino e responsável pela transição.
A dissolução parlamentar prevê eleições no prazo de três meses, com o governo provisório administrado temporariamente pelo economista indicado.
Yunus, de 84 anos, foi o nome proposto pelo movimento estudantil que tomou conta das ruas de Bangladesh com inúmeros protestos nas últimas semanas e que derrubou Hasina, no poder há 15 anos.
Também a líder da oposição e grande rival de Hasina, a ex-primeira-ministra Khaleda Zia, de 78 anos, foi libertada da prisão domiciliária. Ela havia sido condenada em 2018 a 17 anos de prisão por corrupção. Zia, líder do Partido Nacionalista do Bangladesh, tem diversos problemas de saúde e está confinada a uma cadeira de rodas.
Além disso, ainda foi ordenada a libertação de outros presos políticos e de centenas de manifestantes que foram detidos no último mês dos protestos, nos quais mais de 400 pessoas morreram.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS