Diario de Pernambuco
Busca

CERIMÔNIA

Sem público, chama olímpica é acesa para os Jogos de Tóquio

Por: AFP

Publicado em: 12/03/2020 13:36

 (Foto: ARIS MESSINIS / AFP)
Foto: ARIS MESSINIS / AFP
A chama olímpica para os Jogos de Tóquio-2020 foi acesa nesta quinta-feira pouco depois das 10h00 GMT (7H00 de Brasília) em Olímpia, sem a presença de espectadores devido ao risco de coronavírus na Grécia, país que registrou nas últimas horas a primeira morte pela doença.

No local em que aconteciam os Jogos Olímpicos da antiguidade, a atriz Xanthi Georgiou, vestida como uma sacerdotisa grega, acendeu a chama de maneira tradicional, com os raios do sol que passaram através de um espelho parabólico.

A chama seguirá para o Japão, para a cerimônia de abertura de Tóquio-2020, no dia 24 de julho.

"Este dia marca o início da viagem da chama olímpica até o Japão", declarou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. "Quando a chama voltar a Tóquio após 56 anos (foi sede dos Jogos em 1964), esperamos que ilumine o caminho através de todo o país", completou diante de uma centena de convidados.

Pela primeira vez desde 1984, a cerimônia aconteceu sem espectadores, com apenas uma centena de convidados, no estádio antigo de Olímpia.

Em 1984, a chama foi acesa sem uma cerimônia ou público por um protesto dos organizadores gregos, que criticavam a comercialização dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

 Poucos convidados

Desta vez, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Grego adotaram medidas drásticas devido ao coronavírus, que contaminou 98 pessoas na Grécia e provocou a morte de uma pessoa nesta quinta-feira em um hospital de Patras, a 120 km de Olímpia.

"Para esta cerimônia, lamentamos ter que reduzir a participação para proteger a saúde pública", declarou o presidente do Comitê Olímpico da Grécia, Spyros Capralos.

"Tenho certeza que nossos amigos japoneses organizaram novamente excelentes Jogos, unindo tradição, tecnologia e respeito ao meio ambiente", completou Capralos.

"Esperamos que as preces a Apolo (Deus grego do sol) deem forças para superar os desafios mundiais atuais e possam se transformar em paixão e sucesso para os Jogos", concluiu.

O presidente da República Grega, Prokopios Pavlopoulos, esteve presente no que foi a última cerimônia para acender a chama de seu mandato, já que Ekaterini Sakellaropoulou foi eleita para sucedê-lo.

Pela primeira vez na história, uma mulher iniciou o revezamento da chama, a grega Anna Korakaki, campeã olímpica, mundial e europeia de tiro esportivo.

Primeira mulher

A atleta grega de 23 anos correu pelo estádio antigo antes de passar a tocha a Mizuki Noguchi, campeã olímpica japonesa de maratona nos Jogos de Atenas-2004.

A tocha olímpica passará por 31 cidades e 15 sítios arqueológicos na Grécia, em um trajeto de 3.200 quilômetros. O percurso terminará no estádio Panatenaico de Atenas em 19 de março, quando será entregue à delegação de Tóquio-2020 antes de voar para o Japão.

"A tocha será alimentada por hidrogênio produzido pela energia solar na cidade de Namie, na prefeitura de Fukushima, entre os setores mais afetados pelo terremoto e o tsunami de 2011", declarou o presidente interino do comitê organizador de Tóquio-2020, Endo Toshiaki.

Uma grande dúvida paira há algumas semanas sobre a manutenção dos Jogos em Tóquio devido à pandemia do coronavírus. A governadora da capital japonesa, Yuriko Koike, julgou nesta quinta-feira o cancelamento dos Jogos como "impensável". Os organizadores repetem que o evento será realizado como previsto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.