Diario de Pernambuco
Busca
Coragem Adolescente chilena com doença terminal muda de ideia sobre eutanásia Em vídeo gravado no hospital, jovem pediu à presidente Michelle Bachelet que autorizasse o procedimento; depois que o governo do Chile negou, a jovem recuou

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 24/03/2015 09:02 Atualizado em:

Valentina Maureira, a garota de 14 anos que fez um vídeo com pedido público de eutanásia, desistiu do procedimento. A adolescente tem fibrose cística – uma grave doença respiratória – e desistiu da ideia após conhecer outros pacientes e famílias que atravessaram a mesma situação: "Algumas pessoas fizeram com que eu mudasse minha forma de pensar". As informações foram confirmadas pelo pai da jovem, Fredy Maureira, neste domingo (22/3) a agências de notícias.

Após postar o vídeo no início do mês, Valentina recebeu a visita de uma família da Argentina que perdeu três filhos para a doença; a outra criança da família passou por transplante de pulmão aqui no Brasil. A jovem também conheceu um homem que tem fibrose cística e passou dos 20 anos – a doença degenerativa afeta principalmente crianças e adolescentes e a maioria dos portadores morre ainda na juventude. O irmão de Valentina morreu da doença quando tinha seis anos.



No vídeo gravado com a câmera de um telefone celular no hospital em que estava internada, Valentina pede a autorização da presidente do Chile Michelle Bachelet para passar pela eutanásia: “Eu quero a aprovação dela para que possa tomar uma injeção pra me fazer dormir pra sempre”. A garota conta na gravação que está cansada de viver com a doença.

O pedido foi recusado pelo governo, mas Bachelet visitou Valentina no hospital. A presidente estava acompanhada da Ministra da Saúde Carmen Castillo e ficou cerca de meia hora com a garota. No Chile, a eutanásia e o suicídio assistido são proibidos.