Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Confira as dicas do Gastrô para saber o que fazer com os restos das ceias de Natal Chefs dão sugestões do que fazer com o peru e o panetone de ontem

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 28/12/2015 16:52 Atualizado em:

Chef Elsinho Simões dá dica de canapés com panettones. Foto: Credito: Joao Velozo/ Esp. DP
Chef Elsinho Simões dá dica de canapés com panettones. Foto: Credito: Joao Velozo/ Esp. DP

Então, finalmente é Natal. A véspera ficou para trás, assim como a ceia generosa recheada de peru, lombo, panetones, pratos com frutas cristalizadas e uvas passas. Mas o que fazer com o que sobrou no dia seguinte? Nada de “requentar” para servir no almoço de Natal. Chefs apostam na criatividade para recriar receitas.

Quem acorda na manhã natalina pode pensar em opções para fazer um delicioso almoço em família sem gastar mais nenhum centavo, principalmente porque são poucos os restaurantes que abrem. “Você pode unir os pratos e transformá-los em algo novo”, afirma o chef Robson Lustosa. “O peru pode ser desfiado e, junto com o arroz e o queijo que sobrarem, ser colocado no forno para fazer um gratinado”, indica.

Lustosa conta que costuma fazer sempre uma massa na tarde natalina e usa o que sobrou das proteínas para preparar acompanhamentos inusitados. “É possível fazer molhos com carnes de aves para massas, usar o pernil para um ragu ou o tender para preparar um salpicão”, explica. Aos leitores do Gastrô, ele passa a receita de um macarrão prático para quem está sem inspiração.

Para um cardápio com entrada, prato principal e sobremesa, a dica é usar cada elemento de forma simples. O chef Elsinho Simões ensina que os panetones podem ser cortados em pequenas fatias assadas (ou não), sendo consumidos como minicanapés com patês ou geleias. Com as aves, o mais rápido é a receita de salpicão, que ainda aproveita as maçãs usadas na decoração da fruteira. “Ao invés do frango, você põe o peru ou o tender, maçã verde, presunto, passas, creme de leite fresco e requeijão”, comenta uma das sócias do Pátio Café, Fátima Assunção. “Para não ficar com cara de ontem, ainda dá para refogar o peru no alho poró para dar um gostinho a mais”, ensina. A melhor parte é que o prato não precisa de forno - basta levar à geladeira depois de todos os ingredientes misturados e servir quando estiver gelado.

Sobremesa com morangos e suspiros é uma boa pedida para as sobras de frutas. Foto: Brenda Alcantara/Esp.DP
Sobremesa com morangos e suspiros é uma boa pedida para as sobras de frutas. Foto: Brenda Alcantara/Esp.DP

Para sobremesa, Fátima também ensina uma Nuvem de morango: “Em uma taça, você coloca, em camadas, uma base de bolo branco em pedaços ou suspiro, morango cortado com duas colheres de açúcar de confeiteiro, brigadeiro branco com creme de leite e, em cima, geleia de frutas vermelhas. Em seguida, é só colocar na geladeira por 30 minutos e está pronto”, diz. Para decorar, ela coloca mais suspiros e morangos inteiros.

RECEITA
Penne Gratinado ao Restôdontê de Peru (Por Robson Lustosa)
Rendimento: 4 porções.

Ingredientes:
320 gramas de sobras de peru assado (ou outra ave) desfiado;
1 cebola branca pequena picada;
2 dentes de alho picados;
15 gramas de manteiga sem sal;
120 gramas de queijo do reino ralado;
50 gramas de queijo Parmesão;
300 ml de creme de leite;
120 ml de leite;
150 ml de vinho branco seco;
400 gramas de penne cozido;
Noz moscada a gosto;
Pimenta do reino a gosto.

Preparo:
Refogue a cebola e alho na manteiga aquecida. Adicione o peru desfiado e doure ligeiramente. Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar. Acrescente o creme de leite e o leite. Deixe cozinhar por 5 minutos e acrescente o queijo do reino. Tempere com a noz moscada e a pimenta. Acerte o sal. Retire da chama e deixe o queijo derreter. Distribua em uma travessa o penne cozido. Cubra com o molho de peru e queijo do reino. Polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar até dourar.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco