Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Especial Chef Gastrô: Luciana Sultanum ensina prato do Modigliani Bistrô Última receita da série é um delicioso nhoque de batata doce

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 21/12/2015 16:00 Atualizado em: 21/12/2015 19:52

Nhoque é um dos pratos populares do Modigliani Bistrô. Foto: Hesiodo Goes/Esp. DP.
Nhoque é um dos pratos populares do Modigliani Bistrô. Foto: Hesiodo Goes/Esp. DP.

Uma das receitas mais populares do Modigliani Bistrô, no bairro de Apipucos, o Nhoque de batata doce com camarões leva uma das marcas registradas da chef Luciana Sultanum. Eleita melhor chef feminina do ano, por diversas publicações, a cozinheira da alta gastronomia ensina a receita com dois de seus toques particulares e favoritos, o tomate assado e o molho pesto. Confira:

Nhoque de batata doce com camarões, tomate assado e pesto - Por Luciana Sultanum

Ingredientes (Para o nhoque com camarões):
500g de batata doce
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 ovo
1/3 de xícara de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga

Para o pesto:
1 molho de manjericão
50g de queijo parmesão
2 xícaras de azeite
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de castanha de caju

Para o camarão:
32 camarões médios limpos
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Para os tomates:
4 tomates maduros
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
2 dentes de alho com casca

Modo de preparo:
Lave bem as batatas e embrulhe-as com casca em papel alumínio. Leve as batatas ao forno para assar até ficarem macias (verifique espetando um garfo). Enquanto a batata doce está assadno, prepare o tomate cortando cada um em 6 pedaços e retirando a pele e as sementes. Em uma assadeira coloque um pouco de azeite, sal, pimenta e os dentes de alho e arrume os tomates na assadeira. Leve os tomates ao forno e deixe assarem até começarem a secar. Em seguida retire do forno e reserve.

Retire as batatas do forno, descasque e amasse ainda quentes. Coloque as batatas amassadas em uma tigela e acrescente o ovo, o sal,  o queijo, a manteiga e a farinha de trigo, amassando bem com as mãos até que fique homogêneo e moldável. Separe pedaços da massa de batata, faça rolinhos e corte os rolinhos em pedacinhos. Reserve.

Prepare o pesto colocando todos os ingredientes no liquidificador exceto o azeite. Acrescente o azeite devagar, batendo sem parar até que triture todos os ingredientes e reserve.

Finalize o prato:
Coloque um pouco de água com sal em uma panela para ferver. Coloque os nhoques na água fervente e deixe cozinhar até que subam à superfície. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e salteie os camarões previamente temperados com sal e pimenta. Acrescente os nhoques na frigideira e em seguida o pesto com cuidado para os nhoques não amassarem. Coloque em pratos individuais e sirva imediatamente.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco