Clouds25° / 27° C

VESTIBULAR

Redação do Enem 2023: veja dicas para nota 1000 e temas anteriores

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, cada vez mais dúvidas têm surgido sobre a realização da prova

Publicado em: 17/10/2023 14:30

Prova acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro (Foto: Divulgação/MEC)
Prova acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro (Foto: Divulgação/MEC)
Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, cada vez mais dúvidas têm surgido sobre a realização da prova, que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. Um dos principais tópicos de questionamentos é, sem dúvida, a redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, na última semana, a Cartilha de Redação do Enem 2023. Nela, o órgão responsável pelo Enem detalha as cinco competências avaliativas usadas pelos corretores na hora de atribuir notas aos candidatos. 

O que deve ter na redação do Enem?

A primeira das competências avaliativas usada pelos corretores do Enem avalia o domínio da escrita formal da língua portuguesa do candidato, que deve escrever um texto adequado às regras de ortografia.

Já a segunda competência pede que o participante compreenda o tema e não fuja do que é proposto, avaliando as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. A terceira competência pede que informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista sejam selecionadas, relacionadas, organizadas e interpretadas.

A quarta competência exige que o candidato demonstre conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, avaliando itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A quinta competência, por fim, foca no respeito aos direitos humanos.

Em cada uma das competências, é possível alcançar uma pontuação que vai de zero até 200, com intervalos fixos de 40 pontos. Ao final da correção, então, são somadas as notas obtidas em cada uma das competências, resultando em uma pontuação final. 

Cada texto é, então, corrigido por dois profissionais distintos e a nota obtida por cada um dos candidatos corresponde à média entre essas duas avaliações. 

Caso haja discrepância maior que 100 pontos no total ou 80 em alguma das competências, contudo, um terceiro avaliador será convocado.

O que faz zerar a redação do Enem?

Pode ter a redação do Enem zerada o candidato que:

• Não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa.
• Não apresentar texto escrito na Folha de Redação.
• Apresentar até sete linhas manuscritas ou apresentar até dez linhas escritas no Sistema Braile, qualquer que seja o conteúdo.
• Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.
• Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
• Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação.
• Estiver escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.
• Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.
A redação que apresentar cópia dos textos da proposta de redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.

Temas de redação do Enem de anos anteriores

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional (Enem regular)

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana (Enem regular) e Ajuda humanitária (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (Enem regular) e Cultura e mudança social (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (Enem regular) e O grupo fortalece o indivíduo? (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem regular) e Cooperativismo como alternativa social (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem regular), O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? (Enem PPL e reaplicação), Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação)

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (Enem regular) e O histórico desafio de se valorizar o professor (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação), Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação) e Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular) e Consequências da busca padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular) e Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular) e Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2021: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular) e Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular) e Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação)
Tags: enem 2023 | redacao | enem |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais Notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua