Diario de Pernambuco
Busca

ENSINO

Detran-PE reforça educação para o trânsito com estudantes de Lagoa do Carro

Publicado em: 24/10/2022 12:06

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Estudantes da Escola Municipal Ailton Barbosa de Lima, Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte de Pernambuco, participaram de atividades educativas e recreativas promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nesta sexta-feira (21). Centrada na educação para o trânsito, a iniciativa integra o programa Jovem Cidadão, direcionado a estudantes do ensino fundamental e que oferece mecanismos para reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de dirigir veículos. Na ação, os alunos puderam utilizar um simulador de direção, além de óculos de realidade alterada e óculos que simulam embriaguez.

Com o simulador de direção os alunos tiveram uma visão aproximada das condições de guiar um veículo estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram as vias, permite vivenciar situações como imagens distorcidas, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos. O uso do simulador é uma das estratégias desenvolvidas pelo Detran-PE para conscientizar sobre os perigos de dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas. Os trabalhos foram desenvolvidos pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, Escola Pública de Trânsito (EPT) e Diretoria de Fiscalização do Detran-PE.

A atividade ainda contou com os óculos que simulam embriaguez. A peça provoca sensação de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. Também houve a utilizados dos óculos de realidade alterada, acessório que leva o usuário a uma viagem virtual, partindo de um bar e dirigindo um veículo, após ingestão de bebida alcoólica. O trajeto segue por ruas e avenidas finalizando de maneira desagradável. Outro ponto que reforçou a iniciativa foi a palestra sobre Alcoolemia. As atividades contaram com a parceria do programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), que forma redes de professores multiplicadores nas escolas públicas.

O evento contou com a participação da prefeita do município, Judite Botafogo, da secretária de Educação, Maria José Feliciano e da Assessora Especial, Maria José Cavalcanti (Prof. Zete). Também estiveram presentes a gestora do educandário, Lucivânia Gomes, e a professora do PAT, Cleviane Santana. As atividades realizadas em Lagoa do Carro fazem parte das ações promovidas pelo Detran-PE para o Mês da Criança. A programação prossegue até o fim de outubro com novos eventos em escolas da Região Metropolitana do Recife.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL