Diario de Pernambuco
Busca

Sistema

Inteligência artificial como aliada na gestão empresarial

Publicado em: 23/09/2019 15:35 | Atualizado em: 23/09/2019 23:30

Segundo Felipe Calixto, os algoritimos estão evoluindo muito e a B.I.A é importante para as tomadas de decisões. Foto: Sankhya/Divulgação

A inteligência artificial já é realidade em muitos segmentos e pode ser aliada para os negócios que buscam o crescimento em um momento que a economia brasileira ainda não engrenou a retomada. Empresas podem se fazer valer da ferramenta para melhorar os processos dos negócios e, consequentemente, alcançar resultados positivos em um momento que a instabilidade ainda prevalece. A Sankhya, fornecedora e desenvolvedora de soluções para gestão empresarial, lançou uma assistente de gestão que auxilia os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio. Ferramenta que tem ajudado a própria Sankhya a crescer, com alta de 45% no Brasil em relação a 2018 e de 36% no braço pernambucano da empresa.

Segundo Felipe Calixto, diretor presidente da Sankhya, ERP é uma sigla limitante para o que a empresa se propõe a fazer e busca, cada vez mais, evoluir nos processos inteligentes para trazer melhores resultados para os negócios. "Criamos um conceito de plataforma de inteligência artificial, não é um produto novo, mas um conceito que a Sankhya está propondo para o mercado. Hoje nossas soluções trazem outras soluções, conectam a empresa com o mundo. A primeira mudança é que deixou de ser um sistema e virou uma plataforma colaborativa, conseguimos reaproveitar toda a inteligência que tem para o mercado", afirma.

O lançamento da B.I.A foi pensado em torno do potencial de aplicações, venda de serviços inteligentes embarcados no sistema e automação de processos. Através da assistente, os clientes interagem com o sistema, que é capaz de passar informações de toda a operação do negócio, como o faturamento em determinado mês, o acumulado de tal período, a margem de contribuição de um produto, verificar o seu ciclo financeiro, e ainda qual vendedor apresenta o melhor resultado em vendas, entre outras funcionalidades. Para Calixto, as informações apresentadas podem ser o grande diferencial nas tomadas de decisões principalmente por apresentarem os números atualizados e em tempo real. "Os algoritmos estão evoluindo muito, hoje a B.I.A aprendeu, já faz cálculos. E vamos fazer um intensivo com a Fundação Getúlio Vargas para que ela não apresente só valores, mas também uma explicação do que ele pode fazer com aquele dado", acrescenta o diretor presidente.

Com atuação nacional, a Sankhya tem um escritório no Recife, localizado no Poço da Panela, e conta com 45 colaboradores na capital pernambucana. A equipe, comandada pelo diretor executivo Roberto Vilar, é responsável pela liderança da abertura da unidade na Bahia, em janeiro deste ano, e está à frente do planejamento de levar a empresa para Teresina em 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL