IBGE
Em 2016, vendas do varejo só escapam do vermelho em Roraima
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, também houve perdas em 26 as 27 Unidades da Federação
Por: Agência Estado
Publicado em: 14/02/2017 10:50 Atualizado em:
![]() | |
De acordo com o IBGE, as vendas dos hipermercados e supermercados recuaram 3,0% na passagem de novembro para dezembro de 2016. Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas |
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, também houve perdas em 26 as 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (-16,3%), Espírito Santo (-15,0%), Pará (-14,0%) e Tocantins (-13,1%). Roraima, com avanço de 0,7%, foi o único estado que mostrou avanço nas vendas em 2016 também no comércio varejista ampliado.
Maiores impactos
De acordo com o IBGE, as vendas dos hipermercados e supermercados recuaram 3,0% na passagem de novembro para dezembro de 2016, maior impacto negativo sobre o total do varejo no mês, que registrou retração de 2,1%.
Os demais resultados negativos foram verificados em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,9%); Móveis e eletrodomésticos (-2,5%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%).
O destaque positivo foi o segmento de Combustíveis e lubrificantes (2,1%), que mostrou avanço após oito taxas negativas seguidas, período em que acumulou uma perda de 6,0%. Também houve expansão em Equipamentos de escritório, informática e comunicação (1,9%); Tecidos, vestuário e calçados (0,1%); e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,1%).
No comércio varejista ampliado - que inclui as atividades de veículos e material de construção - a ligeira queda de -0,1% nas vendas em dezembro ante novembro foi fruto de resultados positivos de Veículos e motos, partes e peças (1,8%) e Material de construção (2,1%), que amenizaram o impacto negativo de supermercados.
Atualização
A PMC passará por uma atualização da base, tendo como referência o ano de 2014. Além disso, haverá uma ampliação da amostra de informantes, selecionados a partir da Pesquisa Anual do Comércio de 2014, informou o IBGE. Atualmente, a base é o ano de 2011.
A nova referência já será usada na próxima divulgação, com os dados de janeiro de 2017. A amostra também passará por uma revisão, informou Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. A mudança prevê a manutenção de 60% dos atuais informantes, mas renovação dos 40% restantes. A amostra também será ampliada de pouco mais de 5.800 informantes atuais para 6.150 empresas informantes.
"É uma amostra mais atual, e uma estrutura de peso também mais atual. A recomendação internacional diz que de cinco em cinco anos a gente deve fazer isso. A gente está trabalhando com (intervalo de) três anos", explicou Isabella. "A nova estrutura só vamos saber nos resultados de janeiro de 2017", completou.
A próxima divulgação da PMC está prevista para o dia 30 de março.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS