Trump quer 'resolver a questão da Rússia' após cessar-fogo em Gaza
Encerrar os conflitos em Gaza e na Ucrânia é uma das principais promessas de política externa do governo Trump
Publicado: 16/10/2025 às 08:43

O presidente dos EUA, Donald Trump, deixa o cargo após discursar para oficiais militares de alta patente reunidos na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, em Quantico, Virgínia, em 30 de setembro de 2025. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse na terça-feira que as Forças Armadas dos EUA precisam consertar "décadas de decadência", ao discursar em um raro encontro de centenas de oficiais de alta patente convocados de todo o mundo para ouvi-lo falar perto de Washington. (Foto de Jim WATSON / POOL / AFP) ( AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em um jantar com apoiadores em Washington, na noite da quarta-feira, 15, que seu foco agora é pôr fim à guerra da Rússia contra a Ucrânia, após alcançar a trégua entre Israel e o Hamas.
Segundo Trump, o objetivo é "resolver a questão da Rússia" e pressionar Moscou a negociar, o que pode incluir o fornecimento de mísseis Tomahawk a Kiev.
Trump vai se reunir com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, na sexta-feira, 17, em Washington. O encontro deve tratar de armas de longo alcance e novas sanções econômicas contra a Rússia.
Encerrar os conflitos em Gaza e na Ucrânia é uma das principais promessas de política externa do governo Trump, que vem pressionando aliados da Otan a reduzirem a compra de petróleo russo. Fonte: Associated Press*.

