Trump anuncia tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia
Medida afeta importações do México e da União Europeia e entra em vigor em 1º de agosto, com possibilidade de ajustes conforme negociações
Publicado: 12/07/2025 às 12:36

US President Donald Trump speaks to the press before boarding Marine One on the South Lawn of the White House in Washington, DC, on July 11, 2025. Trump is headed to Texas to tour the areas devastated by flash flooding over the Fourth of July weekend which left at least 120 people dead and 170 still missing. (Photo by ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP) ( AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou neste sábado, 12, que o país deve impor tarifas de 30% sobre importações do México e da União Europeia, a partir de 1º de agosto. Em cartas direcionadas às autoridades, Trump informou que as tarifas serão aplicadas de forma separada de outras tarifas setoriais e que produtos redirecionados para evitar uma tarifa maior estarão sujeitos à tarifa mais alta.
À presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Trump afirmou que a relação dos EUA com o bloco está longe de ser recíproca e gera déficit comercial ao seu país. A imposição da tarifa pode ser evitada se a UE ou empresas dentro do bloco "decidam construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos", disse o presidente norte-americano, destacando que faria o possível para garantir as aprovações necessárias em questão de semanas. Contudo, no caso de uma possível retaliação com aumento de tarifas, será adicionado aos 30% o valor escolhido pelo bloco, ameaçou Trump.
Já à presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, o presidente dos EUA afirmou que o México ainda não conseguiu parar os cartéis. "se o México for bem-sucedido em combater os cartéis e interromper o fluxo de fentanil, consideraremos um ajuste nesta medida. Essas tarifas poderão ser modificadas para cima ou para baixo", declarou.

