Mudança histórica: CBF estuda reduzir número de rebaixados e acessos na Série A do Brasileirão
Após confirmar play-off na Série B, entidade abre discussão para alterar o número de clubes que caem para a segunda divisão, algo que não acontece há mais de 20 anos
Publicado: 06/02/2026 às 12:10
Mudança histórica: CBF estuda reduzir número de rebaixados e acessos na Série A do Brasileirão. (FOTO: Junior Souza / CBF )
Após anunciar, nessa quinta-feira (5), que a Série B do Campeonato Brasileiro terá um play-off entre o 4º e 5º colocados da competição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avisou aos clubes que vai discutir redução de rebaixamentos e acessos.
Segundo o GE, a CBF informou, na reunião dessa quinta, que a alteração no sistema de ascensão e queda será o próximo tema em pauta.
A discussão foi levantada por presidentes de times da Série A em anos recentes, inclusive em uma reunião feita em março de 2025, quando Ednaldo Rodrigues ainda era presidente da confederação.
Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.
- Série B muda formato e terá playoffs para definir acesso; veja detalhes
- TJD-RN mantém punição e rebaixa América-RN, mas decisão ainda cabe recurso
- Beto Lago: "Uma nova Série B mais justa ou mais rentável?"
- Futebol brasileiro gasta R$ 948 milhões e lidera ranking de transferências em janeiro no mundo
Agora, Samir Xaud, atual presidente da CBF, comunicou aos clubes que a entidade vai entrar de cabeça no tema, ainda de acordo com informações do GE.
O número de rebaixados não é alterado desde 2004, quando quatro clubes caíram pela primeira vez no futebol brasileiro.