Casa da Rabeca realiza 20ª edição do Carnaval Mesclado com homenagem a Mestre Salustiano
Evento gratuito promovido pela Casa da Rabeca celebra legado de Mestre Salustiano e reúne maracatu, caboclinho, afoxé e cavalo marinho em Olinda
Publicado: 11/02/2026 às 12:54
Carnaval Mesclado chega à sua 20 ª edição na Casa da Rabeca do Brasil (Foto: Divulgação)
A Casa da Rabeca do Brasil, situada em Olinda, realiza neste domingo (15) e na segunda-feira (16), a 20ª edição do Carnaval Mesclado, evento que há duas décadas se dedica à difusão da genuína cultura popular pernambucana. Com programação totalmente gratuita a partir das 8h, a festa reúne cerca de 20 atrações para todas as idades, incluindo grupos de maracatu, caboclinho, afoxé, coco, cavalo marinho e outras manifestações tradicionais.
A edição deste ano também celebra os 80 anos do saudoso Mestre Salustiano, fundador do espaço, falecido em 2008. Atualmente, a Casa da Rabeca é mantida por seus filhos e netos e conta com estacionamento e área gastronômica.
- Bateria de samba Cabulosa deixa Cidade Alta para evitar "embates e transtornos" no carnaval de Olinda
- Olinda deve publicar decreto de harmonia entre agremiações de frevo e de samba nesta quarta (11)
- Carnaval 2026: Natascha Falcão, Doralyce, Caetana e Louise estreiam projeto "Solarinas" no Recife
- Agremiações de frevo indicam que posicionamento dos ambulantes precisa de planejamento da Prefeitura de Olinda
São quase 20 horas de festa. A programação tem início às 8h do domingo, com destaque para o tradicional Maracatu Piaba de Ouro, também criado por Salu e prestes a completar 50 anos. Ao longo do dia, passam pelo palco o Cavalo Marinho Boi da Luz, o Boi Pintado de Aliança, a Tribo de Índio Ubirajara, o Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda e o Afoxé Alafin Ouro. Completam a programação de domingo as apresentações de Gilmar Leite, Coco do Amparo Branco, e da Família Salustiano com a Rabeca Encantada.
Na segunda-feira (16), a festa continua com a Família Salustiano e a Rabeca Encantada, o Maracatu Leão de Ouro (de Condado), o Caboclinho Kapinawa, o Caboclinho Índio Brasileiro Buenos Aires, o Caboclinho Índio Brasileiro de Itaquitinga, encerrando com o tradicional Encontro de Maracatus de Baque Solto.
O Carnaval Multicultural é uma realização da Casa da Rabeca, com apoio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda.
“O legado de Salu vive em nós. Celebramos seus 80 anos espalhando alegria e mantendo viva sua trajetória dedicada à valorização da cultura popular”, afirma Pedro Salustiano, um dos organizadores do evento e filho de Mestre Salustiano. Ele ressalta que o Carnaval Mesclado é uma festa para todas as gerações, para a família e para os apaixonados pela cultura pernambucana.
SERVIÇO:
20ª Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca
Quando: domingo (15.02) e segunda-feira (16.02) de Carnaval, das 8h às 17h
Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE
Quanto: Entrada gratuita
Estacionamento: gratuito