Após o sucesso de 'Marte Um', Gabriel Martins dirige a série 'O Natal dos Silva'
Série estreia no Canal Brasil e promete expandir o universo sensível do cinema mineiro para as festas de fim de ano
Publicado: 27/11/2025 às 16:12
Série 'Natal dos Silva' é dirigida por Gabriel Martins (Foto: Denise dos Santos/Divulgação)
Acompanhamos na trama o primeiro Natal da família Silva após a morte da matriarca. O luto torna tudo mais sensível — e os conflitos, inevitáveis. Entre humor, dor e afeto, a série revela uma família reconhecível para qualquer brasileiro: intimista, barulhenta, contraditória e profundamente humana. “Embora seja uma família de volume alto, os Silva escondem seus problemas. A impressão é que existe tanto amor e dor que só resta um grito, um choro, como se fosse difícil conter ou explicar seus sentimentos”, explica.
O elenco reúne talentos já associados à filmografia da produtora: Renato Novaes, Carlos Francisco e Rejane Faria, que agora interpreta Bel — coração emocional da série, uma filha que mantém a tradição natalina enquanto tenta lidar com seus próprios traumas. “Isso não apaga a humanidade dela. Ela ama aquela família, quer fazer parte daquilo”, afirma a atriz.
Gabriel dirige o primeiro e o último episódios, enquanto Maurilio Martins e André Novais Oliveira assumem os capítulos intermediários, cada qual com sua linguagem e abordagem estética. “A ideia era que cada ato dessa temporada pudesse ser também uma perspectiva estética diferente da família. Que cada episódio pudesse respirar à sua própria maneira”, diz ele.
Realizada em parceria com o Canal Brasil e produzida por Thiago Macêdo Correia, “O Natal dos Silva” nasce já com planos de longevidade: Gabriel e a Filmes de Plástico imaginam novas temporadas ambientadas sempre em datas comemorativas, acompanhando a evolução — e o caos — dessa família tão brasileira. “Pensar que a história não terminaria agora foi algo totalmente novo e muito gratificante. Tenho ali esses personagens, que amo, sempre esperando a próxima aventura, o próximo evento”, completa o criador.
Para celebrar o Natal, no dia 25 de dezembro, o Canal Brasil fará uma maratona da série que termina com o lançamento do último episódio da série.
HORÁRIOS
Quinta, 27/11, às 21h30 (1 episódio por semana) no Canal Brasil.
Alternativos: Sextas, às 22h30; sábados, às 23h; domingos, às 19h; quartas, às 20h30.
Maratonas:
25/12, a partir das 19h (maratona com os 4 primeiros episódios, fechando com o lançamento do quinto)
27/12, a partir das 20h30
28/12, a partir das 16h30
02/01/2026, a partir das 23h;
Exibição de 1 episódio por semana no Globoplay.