° / °

Viver
FILMES

Cinema ao ar livre no Grande Recife promove debate ambiental em praças públicas

Com sessões gratuitas, as exibições acontecem em praças do Recife, Paulista, Olinda e Igarassu

Diario de Pernambuco

Publicado: 12/08/2025 às 12:13

Festival

Festival "Interior na Cena Brasil" (Divulgação)

O projeto “Interior na Cena Brasil” leva sessões gratuitas de cinema ao ar livre para quatro cidades de Pernambuco, com uma temática voltada para a conscientização ambiental. O festival une arte e debates, promovendo discussões sobre temas atuais relacionados ao meio ambiente.

As exibições começam no dia 14 de agosto no Parque Santana, em Recife, com o curta premiado “Das Águas” e o documentário “Lixo Extraordinário”, seguido de um bate-papo com os diretores. Depois, o projeto segue para Paulista, Olinda e Igarassu, sempre em espaços públicos e com estrutura profissional de cinema ao ar livre.

O público poderá assistir a filmes renomados como “Ilha das Flores”, “Narradores de Javé” e “O Sal da Terra”, que abordam assuntos como água, lixo, mudanças climáticas e povos originários. Antes das sessões, especialistas, cineastas e ambientalistas participam de debates para incentivar a reflexão e o engajamento.

Além das sessões noturnas, o projeto inclui ações educativas em escolas públicas do Recife, estimulando o protagonismo dos jovens em temas ambientais e ampliando o alcance da iniciativa para diferentes públicos.

Com entrada gratuita e classificação livre, o “Interior na Cena Brasil” tem o apoio do Instituto Cultural Vale e pretende transformar praças em espaços de cultura e conscientização, trazendo o cinema e a cidadania para mais perto da população.

 

Mais de Viver