Drilha de João Gomes antecipa São João no Recife neste domingo (22)
Entre as atrações, estão os cantores Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Mestrinho, MC Don Juan e Ruan Vaqueirinho, além de desfiles de bacamarteiros, banda de pífano e quadrilhas juninas
Publicado: 20/02/2026 às 11:51
Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas e Mestrinho são algumas das atrações da Drilha de João Gomes (Foto: Reprodução / redes sociais; Rafael Vieira / DP fotos)
O Carnaval 2026 pode ter encerrado no Recife, mas a folia não acabou. Só que dessa vez, o frevo vai dar lugar ao forró com a Drilha de João Gomes, que acontece neste domingo (22), na Rua da Aurora, área central da capital pernambucana. Entre as atrações confirmadas pelo cantor, estão os artistas Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Mestrinho, MC Don Juan e Ruan Vaqueirinho.
Além desses cantores, haverá o desfile de bacamarteiros, banda de pífano e quadrilhas de São João. Entre os grupos confirmados, estão as quadrilhas juninas Mulambembes em Pernas de Pau, Raio de Sol, Origem Nordestina, Dona Matuta.
Também estão confirmados o Grupo de Bacamarteiros Mandacaru de Abreu e Lima, a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo, os Bonecos Gigantes de Olinda, a Companhia Feira de Teatro Popular - Pernas pra Circulá e o Boi Maracatu.
A concentração do evento irá iniciar às 11h, na Rua da Aurora, com o trio elétrico e os cortejos juninos saindo por volta das 12h30.
A Drilha na Rua da Aurora irá abrir o novo projeto de João Gomes, denominado São João Gomes, que promete promover, entre fevereiro a junho, uma série de eventos juninos, como o show Pé de Serrita, que irá percorrer algumas cidades do Nordeste, e a Vila São João Gomes, que deve realizar edições internacionais. Ambos os eventos ainda não tiveram datas e locais divulgados.
A “Drilha de São João Gomes” propõe resgatar a tradição de trios elétricos de forró que comandava as celebrações pré-juninas em várias cidades do interior de Pernambuco entre 1990 e início dos anos 2000, tendo como um dos grande nomes desse evento o cantor Elifas Júnior, considerado o “Rei das Drilhas”.
Esquema
A produção do cantor João Gomes, em parceria com a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado de Pernambuco, montou uma operação especial e inédita de segurança para receber o público da Drilha de João Gomes.
Durante o evento, que acontecerá das 11h às 17h do domingo (22), serão montados dois pontos de bloqueio com revista. Um será no cruzamento da Rua da Aurora com Avenida Mário Melo, enquanto que o outro será na Rua da Aurora com Avenida Norte
Nesses locais haverá controle de acesso com atuação conjunta das forças de segurança e equipes privadas, que visa garantir maior controle do público que acessa o perímetro do evento.
Ruas com acesso restrito
Quatro vias do Centro do Recife estarão fechadas para circulação de carros e pedestres, sendo destinadas exclusivamente para as rotas de saída de emergência. As ruas que terão acesso restrito serão a Travessa do Gomes, Rua Capitão Lima, Rua Araripina e a Rua Dois de Julho
Segundo a organização do evento, a medida faz parte do plano estratégico para assegurar evacuação rápida, caso necessário, além de manter o fluxo organizado durante todo o evento.