Abastecimento do Sistema Pirapama é restabelecido na manhã desta sexta (25)
Gradualmente, a água vai começar a chegar nas torneiras de 2 milhões de habitantes do Grande Recife
Publicado: 25/07/2025 às 10:06

Sistema Pirapama (Foto: Compesa)
Após a conclusão das intervenções no Sistema Pirapama, no fim da tarde desta quinta (24), o abastecimento de água nas localidades afetadas do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, está ocorrendo “gradualmente e de acordo com o calendário”, segundo confirmado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Ao todo, cerca de dois milhões de pessoas ficaram sem água desde a última terça (22).
A companhia divulgou que a retomada da operação de um sistema deste porte é complexa e que a água voltará aos poucos para as torneiras para evitar estouramentos. Após o retorno da operação do sistema, é necessário um período para a pressurização da rede, o que pode levar alguns dias em algumas localidades onde a água demora mais a chegar, como alguns pontos de Brasília Teimosa, Cordeiro e Torre, no Recife.
O alto consumo após o retorno da distribuição também interfere no processo de normalização do abastecimento, que também seguirá o calendário disponível no site (www.compesa.com.br) e aplicativo.
Manutenção
De acordo com a Compesa, a paralisação do Sistema Pirapama envolveu diversos serviços ao longo do sistema para a melhoria da performance operacional, incluindo a substituição e instalação de válvulas, retirada de vazamentos, limpeza de reservatórios, substituição de registros, dentre outros serviços distribuídos em nove frentes de atuação simultâneas.
Ao todo, foram estabelecidas novas frentes de serviços. Uma delas é focada na recuperação de 200 litros de água por segundo, permitindo que o sistema volte a operar com a sua capacidade plena de 5 mil litros/água/segundo.
Além disso, uma equipe focou na obra de interligação de uma nova tubulação à Adutora de Pirapama, localizada às margens da BR-101 Sul, em Jaboatão dos Guararapes. A iniciativa vai garantir um acréscimo de 60 litros por segundo na oferta de água para a comunidade de Marcos Freire, que passará a receber abastecimento diário, deixando para trás o regime de rodízio.
A melhoria também vai beneficiar os moradores da UR-11, no bairro do Ibura, em Jaboatão dos Guararapes, com a redução da frequência do rodízio. A obra deve beneficiar diretamente cerca de 25 mil pessoas até dezembro deste ano e também viabiliza outras iniciativas de melhoria do abastecimento do Ibura.

