Familiares denunciam morte de bebê e interditam Abdias de Carvalho, no Recife
Manifestantes atearam fogo em pneus e impediram a passagem de veículos no final da tarde desta quarta-feira (23)
Publicado: 23/07/2025 às 19:23

Os dois sentidos da via ficaram interditados (Foto: Reprodução/Instagram)
Um protesto interditou todas as faixas da Avenida Abdias de Carvalho, no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, no final da tarde desta quarta-feira (23). A ação foi movida por familiares e vizinhos do bebê Bernardo, de 7 meses, que morreu aguardando uma vaga na UTI do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga.
Manifestantes atearam fogo em pneus e impediram a passagem de veículos, exceto ambulâncias. Eles alegam que houve um erro médico, que causou a morte da vítima, diagnosticada com bronquiolite.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou as chamas e liberou a via às 18h25. A Polícia Militar também esteve presente no local.
Bernardo foi internado no dia 12 de junho em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro dos Torrões e foi transferido para o Hospital Barão de Lucena dois dias depois. No entanto, foi dito à família que não havia leitos de UTI para receber a criança, que foi levada para um hospital em Goiana.
De acordo com familiares, a unidade hospitalar não contava com um cirurgião torácico, responsável para fazer o atendimento devido. O bebê morreu na terça-feira (22), após passar por quatro intubações.
O corpo de Bernardo foi levado pela família para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro. A família questiona a causa da morte e afirma que o bebê não necessitava de nenhuma cirurgia.

