° / °

Vida Urbana
SAÚDE

Com meta de reduzir fila do SUS, mutirão nacional da saúde atende mais de 100 pessoas no Recife neste sábado (5)

O ministro Silvio Costa Filho e o senador Humberto Costa estiveram presentes na ação realizada no Recife

Diario de Pernambuco

Publicado: 05/07/2025 às 13:23

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o Dia E do Programa Ebserh em Ação./Foto: Divulgação.

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o Dia E do Programa Ebserh em Ação. (Foto: Divulgação.)

Mais de 100 pacientes estão sendo atendidos neste sábado (5) no Hospital das Clínicas, no Recife, durante mutirão da saúde do Governo Federal. O mutirão conta com consultas, cirurgias eletivas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em um esforço coordenado de todos os 45 Hospitais Universitários federais da Rede Ebserh.

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o Dia E do Programa Ebserh em Ação. O objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS.

No Brasil, são esperados mais de 7 mil atendimentos, mil cirurgias eletivas, 5,6 mil exames e 1,2 mil consultas durante o mutirão.

O atendimento foca em serviços de oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher. A Ebserh já promoveu 166 mutirões em todo o país.

Representantes do Governo Federal

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o senador Humberto Costa (PT), representando o Governo Federal, visitaram o Hospital das Clínicas, no Recife. Eles acompanharam os atendimentos de cirurgias gerais e urológicas.

Eles estavam acompanhados do reitor da UPE, Alfredo Gomes, e do coordenador de gestão da atenção hospitalar da Ebserh, Aristides de Oliveira Neto.

"Essa é uma ação estratégica. A ampliação das cirurgias eletivas na rede pública resolve demandas históricas da população e aproveita a capacidade instalada do SUS", disse o senador Humberto Costa.

"Tenho trabalhado muito ao lado do presidente Lula para trazer ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco. A saúde pública para mim é uma das prioridades do nosso estado", completou Silvio Costa Filho.

Ainda integraram o mutirão a diretora-geral de Articulação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde, Noemy Gomes; o superintendente Estadual do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Rosano Freire Carvalho; o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Zelma Chaves Pessoa; e o ex-secretário de Saúde do Estado André Longo.

Mais de Vida Urbana