° / °

Vida Urbana
MEIO AMBIENTE

Rio Capibaribe tem piora na qualidade da água, diz pesquisa

Estudo revela cenário crítico dos recursos hídricos brasileiros; Rio Capibaribe teve piora na poluição da água

Adelmo Lucena

Publicado: 02/06/2025 às 20:48

Rio Capibaribe, pauta do meio ambiente/Rafael Vieira

Rio Capibaribe, pauta do meio ambiente (Rafael Vieira)

O Rio Capibaribe, um dos mais importantes de Pernambuco, enfrenta uma piora na qualidade da água. É o que revela o relatório “Observando os Rios 2025”, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica. O documento aponta que, pela primeira vez desde o início do monitoramento, o trecho analisado do Capibaribe passou da classificação "regular" para "ruim", sinalizando avanço na degradação ambiental.

De acordo com o estudo, realizado entre janeiro e dezembro de 2024, o Capibaribe sofre principalmente com o despejo de esgoto doméstico, que supera a capacidade de diluição natural do rio.

A falta de coleta e tratamento adequados de esgoto é apontada como a principal causa dessa piora. A situação, segundo os especialistas, compromete tanto a qualidade de vida dos moradores quanto a experiência dos milhares de turistas que visitam a capital pernambucana.

“Se medidas eficazes não forem tomadas imediatamente, a tendência é que a qualidade continue ruim nos próximos anos. Para reverter esse cenário, é essencial que o serviço de coleta e tratamento de esgoto alcance toda a população da bacia do Capibaribe”, alerta o relatório.

O problema do Capibaribe não é isolado. O documento mostra que, nas bacias da Mata Atlântica monitoradas, apenas 7,6% dos pontos possuem qualidade boa, enquanto 75,2% estão em situação regular, 13,8% ruins e 3,4% péssimos. Nenhum dos rios monitorados atingiu a classificação "ótima".

O levantamento reforça que as precárias condições de infraestrutura urbana, especialmente a falta de rede de esgotamento sanitário, estão diretamente ligadas à piora da qualidade da água.

Ações em andamento no estado

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) informou que realiza fiscalizações em empreendimentos instalados nas proximidades do rio Capibaribe, principalmente no interior do estado. Nos últimos dois anos a agência multou e aplicou autos de infração em 18 empreendimentos, além de interditar duas lavandeiras, que estavam despejando efluentes irregulares no rio.

A CPRH destacou que tem um acordo de cooperação técnica com o Recife para que a gestão municipal realize o licenciamento e fiscalização ambiental. “A Agência ressalta que não se exime de realizar fiscalizações no Recife, mas faz de forma suplementar, quando demandada, ou quando recebe denúncias de crimes ambientais”.

Mais de Vida Urbana