Chuvas: Inmet emite alerta de "perigo potencial" para três regiões de Pernambuco
O alerta foi emitido nesta sexta-feira (16) e mostra novas regiões do estado sendo atingidas pelas chuvas
Publicado: 16/05/2025 às 16:00

Moradores enfrentaram dificuldades para se locomover após as chuvas na RMR/Foto: Marina Torres/DP Foto
Após três dias de chuvas intensas no litoral, as precipitações avançam para o interior de Pernambuco, levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de 'perigo potencial' para 17 municípios das regiões Agreste, Sertão e Mata Sul.
De acordo com o Inmet, o volume de chuva deve variar entre 20 a 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros em um único dia. Embora o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos seja considerado baixo, as autoridades mantêm o monitoramento das áreas notificadas.
Até a última quinta-feira (15), 30 cidades do litoral pernambucano estavam sob alerta de perigo emitido pelo Inmet, com ocorrências de alagamentos em áreas urbanas e rurais.
Confira os municípios notificados pelo Inmet:
- Barra de Guabiraba
- Bezerros
- Bonito
- Camocim de São Félix
- Catende
- Cortês
- Cumaru
- Gravatá
- Jaqueira
- Palmares
- Passira
- Riacho das Almas
- Sairé
- São Joaquim do Monte
- São Vicente Férrer
- Surubim
- Xexéu
Além disso, a Apac renovou o estado de observação do acúmulo de chuva na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul. O alerta amarelo indica que o estado deve receber um aglomerado de cerca de 20 a 30 milímetros (mm) de chuva por hora, ou até 50 mm durante todo o dia.
Nas últimas 24 horas, com o início do inverno, a costa de Pernambuco sofreu com as fortes chuvas que caíram sobre grande parte da região. Foram registrados, até o momento, seis deslizamentos de barreiras no Grande Recife.

