Clouds26° / 27° C

NOVIDADE

Bomba reserva do dessalinizador chega a Fernando de Noronha para evitar desabastecimento

Dois equipamentos, importados da Dinamarca, foram adquiridos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com um investimento de R$ 1,5 milhão

Publicado em: 27/03/2025 09:10

 (Foto: Divulgação/ Compesa)
Foto: Divulgação/ Compesa
O Sistema de Abastecimento de Água de Fernando de Noronha recebeu, nesta semana, o primeiro de dois conjuntos motobomba adquiridos como reserva para o dessalinizador da ilha.  

Os equipamentos, importados da Dinamarca, foram adquiridos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com um investimento de R$ 1,5 milhão. A medida visa evitar desabastecimento em caso de falha no sistema principal, como ocorreu em janeiro deste ano. 

A produção de água potável em Fernando de Noronha depende majoritariamente do sistema de dessalinização, responsável por transformar a água do mar em água adequada para consumo. Os conjuntos motobomba garantem a pressurização necessária para o processo de osmose reversa, sendo fabricados sob medida para atender aos padrões técnicos específicos do sistema.  

A ausência de peças sobressalentes no arquipélago tornava a reposição demorada e onerosa, uma vez que a substituição imediata com componentes nacionais não é viável. O segundo equipamento adquirido está em processo de transporte para a ilha. 

De acordo com o presidente da Compesa, Alex Campos, a logística de transporte para Fernando de Noronha é complexa e sujeita a restrições, com desafios que incluem autorizações, disponibilidade de meios de transporte e condições climáticas. 

“Qualquer interrupção na dessalinização pode gerar impactos severos, comprometendo o abastecimento de água na ilha, que depende em 65% desse sistema. Por isso, investimos na aquisição de equipamentos de reserva para assegurar a continuidade da operação e reduzir os riscos operacionais”, explicou.

Mais notícias