Clouds25° / 27° C

ÍNDIA

Morreu Manmohan Singh, ex-primeiro-ministro da Índia

O ex-primeiro-ministro ocupou o cargo em 2004 e ficou 10 anos no poder

Publicado em: 27/12/2024 11:42

Ex-primeiro-ministro indiano Manmohan Singh morreu aos 92 anos (foto: RAVEENDRAN / AFP)
Ex-primeiro-ministro indiano Manmohan Singh morreu aos 92 anos (foto: RAVEENDRAN / AFP)

O ex-primeiro-ministro indiano Manmohan Singh morreu na quinta-feira (26) aos 92 anos. Era considerado o arquiteto do programa das reformas econômicas no país e de um acordo nuclear histórico com os Estados Unidos.

 

“Singh foi internado em um hospital da capital indiana, após uma súbita perda de consciência em casa, que já vinha recebendo tratamentos devido a problemas médicos relacionados com a idade", anunciou o All India Institute of Medical Sciences de Nova Deli.

 

Singh conquistou a reputação de ser um homem de muita integridade pessoal e um grande tecnocrata, porém sua figura pública foi manchada por alegações de corrupção envolvendo os seus ministros. 

 

Ele ocupou o cargo em 2004 e ficou 10 anos no poder. Singh foi eleito para um segundo mandato como primeiro-ministro, de 2009 a 2014, que sofreu escândalos financeiros e acusações de corrupção na organização dos Jogos da Commonwealth de 2010. Estas acusações determinaram a derrota esmagadora do Partido do Congresso nas eleições nacionais de 2014 pelo Partido Bharatiya Janata, nacionalista hindu, sob a liderança de Narendra Modi, que atualmente lidera o país.

 

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, recordou o seu antecessor como um dos líderes mais ilustres do país, que nasceu de origens humildes e deixou uma forte marca na política econômica ao longo dos anos. "Como nosso primeiro-ministro, fez grandes esforços para melhorar a vida das pessoas", afirmou Modi na rede social X.


Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua