Lula critica CNJ e CNMP por corporativismo e defende reformar todas as instituições
Presidente do Brasil recordou criação do CNJ, em 2004, quando disse imaginar uma "revolução"
Publicado: 29/07/2026 às 18:04
Lula, Flávio Dino e Moraes (Evaristo Sa/AFP)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira (29) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por defenderem interesses corporativos do Judiciário e do MP, e defendeu que é necessário reformar as instituições do país.
"Nós vamos ter de fazer novas reformas em todas as instituições, para que a gente possa conseguir o tipo de sociedade que nós todos queremos ter", disse o presidente, em uma cerimônia de sanção a projetos de combate à violência contra a mulher.
O presidente relatou ter imaginado uma "revolução" quando o CNJ foi criado, em 2004, durante o seu primeiro mandato presidencial. "A verdade é que fizemos muito pouco, porque ficou uma corporação tomando conta de uma corporação", ele ponderou nesta quarta. O mesmo ocorreu com o CNMP, também criado em 2004, segundo o petista.
Ao lado do ministro Alexandre de Moraes, que participou da solenidade na condição de presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Lula defendeu que é preciso "mudar o comportamento do Congresso, do Judiciário, do Executivo e da polícia."