Alckmin diz que reunião de Lula com Trump foi melhor do que o esperado
Segundo Alckmin, Lula disse a Trump que as sanções contra ministros do STF não são justas
Publicado: 06/10/2025 às 15:49

Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (Júlio César Silva/MDIC)
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira, 6, que o governo está "otimista" após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Foi muito boa a conversa, melhor do que nós esperávamos. Então, estamos muito otimistas aí que a gente vai avançar", afirmou.
Conforme nota do Palácio do Planalto, Lula solicitou a Trump a "retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras".
Segundo Alckmin, Lula disse a Trump que as sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não são justas. "O presidente Lula colocou que as sanções aos ministros não são justas e que isso também deveria ser rediscutido", afirmou.
Ainda não há, entretanto, uma nova reunião marcada. Ele apenas disse que agora as conversas seguirão entre os ministérios e até entre Lula e Trump, porque ambos trocaram telefones pessoais.
Os líderes dos dois países "acordaram encontrar-se pessoalmente em breve", de acordo com o Planalto. Lula sugeriu um encontro presencial durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, reiterou o convite a Trump para participar da COP-30, em Belém (PA), e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

