"Tenho orgulho de ter ajudado o Nordeste a deixar de ser símbolo do atraso", diz Lula em Pernambuco
A frase foi dita por Lula durante um discurso em que justificou a escolha de Pernambuco para sediar a Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás), em Goiana
Publicado: 14/08/2025 às 11:49

Lula na inauguração de fábrica da Hemobras em Goiana (Rafael Vieira/DP Foto)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta (14), em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, que “tem orgulho de ter ajudado o Nordeste a deixar de ser o símbolo do atraso”.
A frase foi dita durante um discurso em que o presidente justificou a escolha de Pernambuco para sediar a Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás).
Acompanhe
Lula participa da cerimônia de inauguração de uma unidade da fábrica. A nova planta fabril vai produzir medicamentos essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS), como albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação VIII e IX — por meio do plasma das doações de sangue.
Lula contou a história pessoal, desde que saiu do Agreste pernambucano para São Paulo, ainda criança, e conheceu o pão aos 7 anos de idade. Assim, declarou que nunca entendeu as injustiças com o Nordeste. “Será que Deus esqueceu do Nordeste?”, questionou o presidente. No discurso, Lula disse: “Se Deus tem mais aconchego com os pobres, porque o Nordeste continua sendo esquecido? Por isso, eu tenho orgulho de ter ajudado o meu Nordeste a deixar de ser símbolo do atraso”. Ele ainda falou sobre a necessidade de investimentos para o desenvolvimento. "Não há país que se tornou desenvolvido sem investir no básico, que é a educação. Não teríamos nem competitividade. E tanta gente sabia governar esse país, tanta gente com diploma. E por que não fizeram?"
Visita
Antes da solenidade, o presidente visitou a fábrica, mas a imprensa não teve acesso. Lula chegou ao complexo industrial acompanhado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). Também participaram da visita o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD), o senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado federal Túlio Gadelha.
Chegada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Recife, na manhã desta quinta (14), para cumprir agendas no estado. O avião com a comitiva presidencial aterrissou por volta das 10h20, na capital pernambucana.
Agenda no Recife
À tarde, no Recife, Lula visita o Hospital Ariano Suassuna, na Ilha do Leite, área central da capital, onde anunciará o programa Agora Tem Especialista. Também na parte da tarde, o presidente participa da cerimônia de entrega de 599 títulos de regularização fundiária de interesse social da comunidade de Brasília Teimosa, também na Zona Sul, em parceria com a Prefeitura da capital pernambucana. A previsão é de que o evento comece às 17h.
A regularização é um avanço do Programa Imóvel da Gente, política pública de regularização fundiária promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Brasília Teimosa foi um dos objetos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre MGI e a Prefeitura do Recife para a efetiva entrega dos títulos aos beneficiários. Na Etapa 1, a entrega de títulos contempla uma área de aproximadamente 80.000 m², avaliada em mais de R$ 3,8 milhões.

