Literatura Pernambucano Fred Caju lança, em Olinda, coletânea de poesias Reunião de poemas traduz inconformidade com questões sociais e políticas

Publicado em: 30/12/2015 09:00 Atualizado em: 30/12/2015 15:03

O incômodo é a força motriz da poética do escritor pernambucano Fred Caju. Da perspectiva ideológica, está a inconformidade com questões sociais e políticas. Do ponto de vista prático, com o funcionamento do mercado editorial. Para dar voz a essas inquietações, o autor criou o eu-lírico do livro artesanal As tripas de Francis Conceição por ela mesma, cujo lançamento será nesta terça-feira (30), às 19h, no Casbah Mourisco, em Olinda. A obra tem tiragem limitada de 150 exemplares (cada um custa a partir de R$ 25. O preço final é definido pelo leitor).

A personagem-narradora de Fred Caju surgiu em 2011, quando participou de concurso literário com o tema “soneto em tom de serenata para a mulher amada”. Para atacar o conservadorismo dos organizadores, inscreveu os versos sarcásticos de Serenata, vociferados pelo pseudônimo feminino (bom moço que à minha janela veio/ tu chegaste no cu da madrugada/ e desejas me ver bem-humorada/ depois de estorvar o livro que leio?). Nos últimos quatro anos, Francis Conceição ganhou cada vez mais vida e espaço para falar de sexo, racismo, desigualdade de gênero. “Ela parte de uma linguagem visceral, autêntica, espontânea. É, acima de tudo, um livro político”.

Avesso aos esquemas de publicação tradicionais, Fred Caju já lançou em formato digital, pelo selo Castanha Mecânica, os livros Arremessos de um dado viciado (2013), Sumo de ranço (2014) e Intervalo aberto (2014). Este ano, publicou em edição cartonera Paisagens sépias. O novo livro de poesias é todo feito de maneira artesanal, com papéis especiais, e inclui livreto e adesivo. Como o autor define, “é para ser lido com os olhos e com as mãos”.

SERVIÇO
As tripas de Francis Conceição por ela mesma, de Fred Caju
Páginas: 96
Preço: a partir de R$ 25 (quem determina o preço final é o leitor)
 
Quando: quarta-feira (30), às 19h
Onde: Casbah Mourisco (Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda, próximo à Praça de São Pedro)
Entrada gratuita
 
TRECHO:
ah, chico
 
se as mulheres
vingativas
das tuas músicas
lutassem mais
por seus direitos
eu daria pra você
 
mentira bobinho
eu te dou
de qualquer jeito



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL