Cultura Grupo de produtores e artistas protesta contra atraso nos pagamentos do FIG Manifestação está marcada para as 10h desta terça-feira (22), no estacionamento da Fundarpe

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/12/2015 09:55 Atualizado em: 22/12/2015 11:05

Atraso no pagamento dos cachês se arrasta há mais de quatro meses. Foto: Fundarpe/Divulgação
Atraso no pagamento dos cachês se arrasta há mais de quatro meses. Foto: Fundarpe/Divulgação

Produtores, artistas e trabalhadores terceirizados realizam, às 10h desta terça-feira (22), um ato em protesto contra o atraso no pagamento dos cachês do Festival de Inverno de Garanhuns 2015, realizado em julho. Em carta aberta divulgada no grupo Frente de Luta Pela Cultura, os manifestantes cobram um posicionamento do governo quanto à situação, que se arrasta há meses.

Alcymar Monteiro solta o verbo contra atraso no pagamento de cachê

O documento também mostra que outros eventos patrocinados pelo Estado, como o carnaval e o Festival de Cinema de Triunfo. Cineastas que foram premiados na mostra competitiva afirmam que ainda não receberam os prêmios em dinheiro, e que a situação só seria resolvida após o pagamento da dívida do FIG.

Os atrasos nos pagamentos também já foram repudiados pelo Sindicato dos Músicos, que acionou o Ministério Público contra a Fundarpe. Segundo o sindicato, os cachês deveriam ter sido pagos em até um mês após o festival. Destaca-se ainda o investimento que a participação no FIG requer dos artistas - que arcam com o transporte, inclusive de equipamentos, até a cidade do Agreste.

"Sinceramente me passa uma tamanha tristeza ter que, além de ter trabalhado muito para que tudo desse certo ainda ter que submeter a uma situação de constrangimento desse tipo", disse um dos organizadores do protesto, Lucio Mauro Lira, em post no Facebook.

Vale lembrar que diversos artistas locais como Fábio Trummer e Renata Rosa já se queixaram do atraso. Outros artistas, como Nação Zumbi e China já se pronunciaram em seus perfis nas redes sociais contra a política de pagamento de cachês do Governo Estadual e chegaram a anunciar boicote aos eventos. O caso mais célebre foi o do músico Nando Reis, em agosto passado, ainda não ter recebido cachê de um show no festival Pernambuco Nação Cultural, em 2010. A dívida seria de R$ 125 mil.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL