Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Os Dez Mandamentos termina nesta segunda-feira. Confira os altos e baixos da novela Desfecho da primeira temporada vai ao ar após Rei Davi, na TV Clube/Record. A segunda temporada tem previsão de estreia em março do próximo ano

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/11/2015 10:07 Atualizado em: 23/11/2015 11:32

Trama foi protagonizada por Guilherme Winter na pele de Moisés - Foto: Record/Divulgação (Foto: Record/Divulgação)
Trama foi protagonizada por Guilherme Winter na pele de Moisés - Foto: Record/Divulgação

A Record esticou até quanto pôde a novela Os dez mandamentos. O primeiro folhetim bíblico do país superou as expectativas da emissora, conquistou um público fiel, arrematou bons índices de audiência e até primeiro lugar no Ibope várias noites na reta final. Em resumo, tornou-se um incômodo constante para a Globo, algo só visto com Pantanal (extinta Manchete) nos anos 1990. Escrita por Vivian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, a trama começou com a previsão de 150 capítulos, foi ampliada para 170 e chega ao "fim" hoje.

Sem querer abrir mão do sucesso, a emissora já desenvolve sobrevidas para a novela. A segunda temporada tem previsão de estreia em março do próximo ano. Antes disso, a adaptação bíblica ganhará versão cinematográfica, que estreia em fevereiro do próximo ano, com cenas inéditas e um final diferente do exibido na novela. A mesma reação, a Record tomou com a novela Caminhos do coração em 2007, cuja continuação foi em três fases como Mutantes.

A novela acompanhou a saga de Moisés e foi dividida em quatro fases, com cerca de 110 atores no elenco - um contigente enorme para os padrões de novelas brasileiras. Em tempos de crise, a emissora também não poupou o investimento na produção, que teve gravações no Deserto do Atacama, no Chile, e custo por episódio de R$ 700 mil.

O auge da trama foi a sequência da travessia do Mar Vermelho, cujo orçamento foi de R$ 1 milhão. A cena registrou média de 31 pontos em São Paulo e ficou com quase dez pontos de diferença da Globo. No Recife, a média de audiência foi 32,5, o recorde da trama em Pernambuco.

Saiba mais

Foto: Record/Divugalção (Foto: Record/Divugalção)
Foto: Record/Divugalção
Destaques

Em adaptações bíblicas, a autora Vivian de Oliveira cria personagens fictícios. A vilã Yunet (Adriana Garambone) foi um combustível para as reviravoltas da trama. Giuseppe Oristânio e Larissa Maciel também tiveram performances elogiadas. 

 

Foto: Record/Divulgação (Foto: Record/Divulgação)
Foto: Record/Divulgação
Efeitos especiais
A fase das pragas até a sequência do Mar Vermelho teve o diferencial dos efeitos especiais, apesar de dividirem opiniões em termos de qualidade. A finalização das cenas foi realizada no estúdio norte-americano Stargate, responsável por seriados como CSI e Revenge.

Pontos Fracos
O enquadramento, o figurino e algumas atuações são pontos que poderiam ser melhorados. No entanto, o principal problema encontrado foi a "barriga" na trama. Ao ser obrigada a esticar a novela em 20 capítulos, em muitos deles não acontecia nada.

Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Foto: TV Globo/Divulgação
Reação
O sucesso da novela influenciou a crise de Babilônia e a baixa audiência de A regra do jogo, apesar do elenco estelar. Para não prejudicar a obra a Globo fez ajustes na grade de programação de modo a evitar o confronto direto das duas.

Elenco
A popularidade fez com que vários ex-atores globais migrassem para a Record. A novela A terra prometida, prevista para junho do próximo ano, já tem nomes como Paloma Bernardi (que será a vilã), Nívea Stelmann, Kadu Moliterno e Cristiana Oliveira.



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL