Coronavírus

Prefeitura do Recife faz balanço de ações em 30 dias de pandemia

Publicado em: 13/04/2020 10:54 | Atualizado em: 13/04/2020 14:48

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, fez um balanço das ações tomadas em trinta dias da decretação da pandemia, nesta segunda-feira (13). “A geração de leitos hospitalares é fundamental para salvar vidas, além do isolamento. E a gente começou imediatamente a construção de sete hospitais de campanha, com 531 leitos, assim que foi decretada a pandemia pela Organização Mundial de Saúde.”

Leia mais

No Recife, cerca de 120 mil pessoas deixam o isolamento e voltam às ruas


Segundo o prefeito, dos sete hospitais, quatro estão concluídos e três, em funcionamento, já ocupados com pacientes da Covid-19. Os outros três ficam prontos até o final deste mês. “Dentro desses hospitais de campanha, destaco que em vinte dias foi concluída a construção de um hospital com 160 leitos, sendo cem leitos de UTI. Ou seja, um número de leitos maior que o do Hospital da Mulher”. Geraldo Júlio se refere ao Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, que deve ser aberto no próximo dia 20.

Como hospitais de campanha, estão funcionando a Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura. Além desses, estão funcionando 65 leitos no Hospital da Mulher, sendo 31 de UTI, e agora 48 no Hospital Evangélico. No total, 234 leitos já estão disponíveis para a população.

Também foi destacada a contratação de 658 profissionais de saúde, a garantia de atenção às famílias dos profissionais de saúde que vierem a ser vítimas da Covid-19, a compra de mais de um milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, óculos, touca e aventais para uso dos profissionais de saúde. Foram adquiridos, ainda, mais de 10 mil equipamentos para montagem de leito, como monitores e respiradores.

Uma dessas contratações de profissionais de saúde terá inscrição aberta nesta terça-feira (14). A Secretaria de Saúde do Recife vai contratar temporariamente 40 médicos através de um edital de credenciamento disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Há vagas para médicos clínicos, intensivistas e intensivistas pediátricos, em regimes diarista e plantonista. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 12h da próxima terça, no site www.credenciamentosesau.recife.pe.gov.br.

“A prefeitura também tem tomado cuidado com as consequências do isolamento, como a perda de renda. Somos a primeira cidade a garantir alimentação para alunos a partir da suspensão das aulas, com o kit merenda e depois a entrega de cestas básicas, no total de 2.600 toneladas de alimentos entregues”, disse o prefeito.

Também foram abertas 120 vagas para pessoas em situação de rua, onde elas podem cumprir o isolamento. O restaurante popular distribuiu 195 mil quentinhas no período de isolamento para esse grupo da população. O prefeito também destacou o corte de R$ 180 milhões em despesas para alocar o valor no combate à Covid-19.

Outra medida adotada nos últimos trinta dias foi a utilização da técnica da sanitização para desinfecção de cerca de 200 equipamentos de saúde do Recife, mais de 250 paradas de ônibus e estações de BRT, mais de 30 vias de grande circulação, terminais integrados de passageiros, sede da Prefeitura, mercados públicos, entre outros.

“Hoje, milhares de casos estariam confirmados e mais de 200 pessoas teriam perdido a vida se não fosse o isolamento. Pedimos a união de todo mundo no enfrentamento da pandemia”, finalizou Geraldo Júlio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL