Diario de Pernambuco
Busca

Polêmica

Fundaj aciona OAB contra Atacado dos Presentes do Poço da Panela

Publicado em: 28/08/2019 09:34 | Atualizado em: 28/08/2019 15:07

No dia 16, moradores do Poço da Panela realizaram um protesto em frente ao terreno - Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) quer se reunir com a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB/PE) para discutir a questão do Atacado dos Presentes no Poço da Panela, na Zona Norte do Recife. A nova unidade da empresa está prevista para ser construída em um terreno que abrigou durante anos um hospital psiquiátrico (Casa de Saúde São José). De acordo com a Fundaj, a loja destoa das características da região e esbarra em legislações específicas do município. O ofício foi protocolado nessa segunda-feira (26) e a fundação pretende levar o caso ao Ministério Público Federal.

A Fundaj acionou a OAB/PE por ver semelhanças desta situação com outra, ocorrida em 2009, quando a entidade de advocacia foi à Justiça contra a Prefeitura do Recife e a rede de supermercados Carrefour. Na ocasião, a varejista comprou o terreno da casa de saúde para erguer uma unidade. O problema é que o espaço estava prestes a ser tombado como patrimônio histórico. Em 2015, O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) condenou a empresa varejista e o governo municipal em R$ 1,5 milhão - no caso da PCR, por improbidade administrativa, má fé com o bem coletivo e a não proteção de um patrimônio.

“Oficiamos o Sr. Prefeito e tivemos uma resposta insatisfatória por parte da Fundação Cultura da Cidade do Recife. Constituímos uma comissão técnica para o acompanhamento do assunto (...) Assim, damos conhecimento a V. Sa. de tal situação, requerendo as providências que a OAB entender cabíveis para não descumprimento da decisão que já existe, como também solicitamos uma audiência sobre o novo empreendimento do Atacadão com essa presidência”, diz o presidente da Fundaj, Antônio Campos, no documento emitido.

Saiba mais:
Justiça Federal condena Prefeitura do Recife por autorizar demolição irregular de imóvel

Construção de Atacado dos Presentes no Poço da Panela premia ilegalidade do passado

Fundaj constitui comissão para acompanhar Atacadão dos Presentes no Poço da Panela

Rejeição da vizinhança
O terreno fica na Avenida 17 de Agosto, no número 2069, próximo à Fundaj e ao Rio Capibaribe. No dia 16 de agosto, os moradores do Poço da Panela realizaram um ato simbólico em frente ao terreno, para protestar contra a construção da loja.

Espaço pertencia a um hospital psiquiátrico. Em 2015, Justiça condenou Carrefour (comprador original do terreno) e a Prefeitura do Recife - Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP

“Juridicamente, a Prefeitura do Recife não pode emitir qualquer licença de construção para este terreno porque a sentença (anterior, de 2015) não transitou em julgado. Permitir a construção de um Atacado dos Presentes aqui é premiar uma ilegalidade do passado. Para compensar a derrubada do casarão da Casa de Saúde, este terreno deve servir ao bem coletivo”, disse, na ocasião, o advogado e morador do bairro, Elvânio Jatobá

O Poço da Panela está incluído dentro da Área de Reestruturação Urbana (ARU), definida pela Lei dos 12 Bairros, que delimita restrições para novas edificações. Segundo o projeto que tramita na Prefeitura do Recife, a loja do Atacado dos Presentes pode ser construída em um terreno na esquina entre a Avenida 17 de Agosto e Rua Dr. Seixas, com previsão de inauguração em setembro de 2021. A unidade comercial, de acordo com o projeto, tem previsão de cinco pavimentos (dois no subsolo, um térreo e um superior, totalizando 12 metros de altura) e deve gerar um fluxo diário de três mil pessoas, quando funcionar.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) explica que "o projeto em questão ainda está com a análise em tramitação na Prefeitura do Recife e, portanto, não está aprovado. A aprovação só será possível caso o mesmo esteja em acordo com todas as legislações urbanísticas e ambientais".

A reportagem também procurou a OAB/PE e aguarda manifestação sobre o assunto.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL